“Marina” – Carlos Ruiz Zafón

Para nós (portugueses) Marina, recentemente editado pela Planeta, marca o regresso ao contacto com o mundo (ou seja, a Barcelona) de Carlos Ruiz Zafón, depois de já lá se ter passado em A Sombra do Vento e O Jogo do Anjo. Para os espanhóis, mais afortunados, Marina tinha sido (já em 1999) uma das primeiras oportunidades de deambular por esta Barcelona tão especial. Pode questionar-se, aqui, como é que este livro demorou tantos anos a chegar a Portugal, ainda para mais se se pensar nas tantas coisas insossas que se editam regularmente.
A leitura de Marina permite constatar que os ingredientes preferidos de Zafón (e o seu estilo) já lá estavam todos: Barcelona, os mistérios, sombras, ambientes góticos, crianças aventureiras, histórias de amor que inevitavelmente resultam em tragédias – aliás, são estas que, invariavelmente, fazem mover a história.
Poderia pensar-se que um tão grande recuo no tempo (onze anos) nos levasse ao encontro de um Carlos Ruiz Zafón ainda imaturo enquanto escritor, mas na verdade isso não se verifica. Já havia aqui suficiente maturidade enquanto escritor para nos apresentar uma obra belíssima, que o próprio fez questão de classificar como uma das suas preferidas. A diferença mais visível tem que ver com o número de páginas, não passa das 270. Zafón não fugiu, portanto, à tendência (parece um vírus que afecta imenso escritores) de, com o passar dos anos, sentir a necessidade de escrever romances cada vez maiores: A Sombra do Vento tem 512 páginas e O Jogo do Anjo 576.
O enredo de Marina, como já aqui referi, está situado em Barcelona, essencialmente em 1979 e 1980, mas com viagens ao passado. Óscar é um miúdo (adolescente) que vive num lar e que, numa das suas saídas, conhece Marina, uma rapariga que vive com o pai num casarão semi-abandonado. Nasce ali uma paixão que se vai desenvolvendo consoante, por uma série de acasos, este par começa a investigar uma estranha e trágica história de amor do passado de Barcelona, envolta em drama, tragédia, morte, doença e sofrimento. Ao explorarem uma mansão digna de um filme de terror desenterram uma história que todos querem ver esquecida e que faz lembrar, em certos pontos, o clássico “Frankenstein”. Passo a passo, escavam e desenterram cada vez mais o passado, chegando a um ponto sem retorno, com a agravante de, em simultâneo, também a doença afectar e fragilizar Marina, cada vez mais preocupada com a saúde do seu velho pai.
A história que desenterram (envolvendo uma bela cantora e um milionário barcelonês) é a grande força motora deste romance – poderia, sem dúvida, ter servido de base a um romance autónomo, um romance de terror, diga-se, pois é extremamente “gore”. Aliás, se assim fosse, só teria a ganhar, pois seria bem mais viva, ao contrário do que acontece como neste caso, quando a história é contada por terceiros.
Seja como for, não se deve abdicar da leitura de Marina.
Já agora refira-se que este não é um livro juvenil, ao contrário do que poderia pensar-se em virtude de assim ser classificado em Espanha. É (bem) adulto.

39 pensamentos sobre ““Marina” – Carlos Ruiz Zafón

    1. mayara

      por favor onde eu poderia encontra essa e outra obras de carlos ruiz zafon traduzidas para compra??
      ja tenho a “sombra do vento”
      ” o jogo do anjo”
      e gostaria de ler o ” principe da nevoa” e ” marina”
      obrigada

      1. ruiazeredo

        Em Portugal só está editado o «Marina», além de «A Sombra do Vento» e «O Jogo do Anjo»

  1. Pedro

    Fiquei tão desiludido com ‘O Jogo do Anjo’ que até tenho receio de me aventurar nesta ‘Marina’. Mas acho que vou arriscar. É a última oportunidade que dou a Zafón. Depois disso, poderá ficar para sempre o escritor de ‘A Sombra do Vento’…

  2. Sue Kawa

    Estou muito ansiosa para poder adqüirir este livro, já que eu me supreendi em muito com A Sombra do Vento, que após ter lido este fui correndo comprar O Jogo do Anjo e não me arrependi, embora não seja absurdamente espetacular como o anterior, mas cada livro com sua essência né.

  3. Gracinda Mendes

    Adorei o livro Marina, com o enredo empolgante e fascinante… como é habito do autor prende-nos a leitura o dificil é deixar de ler…

  4. Eunice Cleveland

    Onde encontrar o livro Marina de Zafon, em português. Adoro este autor e não entendo porque seus livros demoram tanto a serem publicados no Brasil. Adorei o livro 01 da trilogia do Príncipe da Névoa e agora não acho o segundo livro. Por favor, me ajudem.
    Grata.
    Eunice

  5. antónio grosso

    Um escritor de excelência. ” A Sombra do Vento “é um livro delicioso e o “Jogo do Anjo” também! Não me senti nada defraudado com o segundo. Mistério, paixão,inteligência,destino,força, ritmo e uma encantadora forma de descrever a Barcelona do ínicio do século passado. Está lá tudo!! E não nos cansamos de ler. Vou comprar o ” Marina “.

  6. Priscila

    Onde acho o O Principe da Névoa? Tem em português? Se alguém souber por favor me manda por e-mail:pri.rock39@yahoo.com.br. Já procurei em vários lugares e ñ acho.
    Obrigada. Alguém me respondaaaaaa….!!!!

  7. Marina, só agora está chegando (em pré venda, por enquanto) ao Brasil. Nem sinopse do livro tinha na livraria virtual, que bom que encontrei seu blog. 🙂 Conheci os livros de Zafon só recentemente, e adorei! estou vendoq eu irei gostar deste também.

  8. Daniel Franz

    Gostei muito do seu Blog, acabei de comprar Marina, já sou fan de Zafon, e acompanho suas histórias estou ancioso para que mais sejam publicados no Brasil, já que aqui esse é somente o terceiro… alguma expectativa sobre o Prisioneiro do Céu?!

    1. ruiazeredo

      Olá Daniel muito obrigado pelas suas palavras elogiosas. Do Brasil desconheço o mercado editorial mas aqui em Portugal sai nos próximos diss o Príncipe da Neblina. Abraço Rui Azeredo

  9. MARINa

    Terminei agora o llivro! Chorei mto mais achei belissimo.
    Nao entendi a parte final do policial a paisana que chamou Óscar no final e nem onde ele ficou quando esteve fora de Barcelona.

    mas foi mto bom.
    Nada se compara à sombra do vento, mas achei mto tocante.

    Bjos,
    Marina 🙂

  10. Oii! Acabei de ler o livro e amail, mas fiquei com uma dúvida, ou nã prestei atenção. Quando ele entra na casa de Marina pela primeira vez, quando ele encontra o relógio, quem é a pessoa (ou coisa) que o assustou, e que fez com que ele roubasse o relógio. Realmente não lembro de ter essa explicação no livro. Mas amei a história!!!

    1. Anonimo

      Era o pai de Marina. Naquele momento, ele teve medo por que estava assustado. Isso é explicado nos primeiros capítulos, 3 se não me engano. O primeiro em que marina aparece.

  11. Anonimo

    Comecei a ler o livro.
    Estou no capítulo 7, e já li A Sombra do Vento, mas admito que estou com medo da obra (não sou lá uma boa amante do terror).
    Queria saber se acha que devo continuar lendo.
    Estou pensando em parar.

      1. Anonimo

        Muito obrigada por responder.
        É graças a continuar a lê-lo que compreendi o porquê desse ser um dos favoritos de Zafón.
        Realmente um livro fantástico, e teria perdido muito se não tivesse continuado. Ainda não o terminei, admito, mas faltam poucos capítulos (não consigo ler rápido, por achar que devo captar a essência do livro com calma), mas nem me passa na cabeça largá-lo.
        Muitíssimo grata.

      2. ruiazeredo

        De nada, sempre ao dispor. E continuaçao de boa leitura 🙂 cumprimentos, Rui Azeredo

  12. Vera Regina

    Li os três livros, A Sombra do Vento, O Jogo do Anjo e acabei esta semana de ler Marina, e confesso que estou fascinada pela foma como o Carls Ruiz Zafon escreve. E estou a procura do Prncipe da Nevoa , se alguém souber onde posso comprar no Brasil, me avisem.

  13. Não sei onde se compra O príncipe da nevoa, mas consegui baixar pois não tinha achado tbm….. apesar de ser pequeno eu gostei bastante. Carlos Ruiz Zafon tem um jeito muito particular de escrever…… que nos faz prender a atenção e o folego.

  14. Estou muito ansiosa para ler as outras obras do Zafon, até agora só li A Sombra Do Vento, foi um dos melhores livros que li, com certeza, e pretendo ler O jogo do anjo, Marina e também um livro que pelo que li aqui na internet, foi lançado recentemente, chama-se O Prisioneiro do Céu. Mas também me interessei por uma triologia que parece ser composta por “O Palacio da Meia Noite”, “O Principe da Névoa” e “Luzes de setembro” que foi uma das primeiras obras do Carlos, mas não acho em nenhuma livraria aqui no Brasil 😦

  15. Cristina Galvão

    Dos três livros de Zafón que já tive o prazer de ler, Marina foi sem duvida o que mais gostei e me fez derramar algumas lágrimas. Recomendo a quem gosta de ler e de se emocionar.

  16. Vitória Agnoletto

    Eu li esse livro e é magnífico. Não tem um igual, mas é muito triste o final que Marina leva. Muito triste mesmo.

  17. Pingback: O Prisioneiro do Céu, aguardado novo romance de Carlos Ruiz Zafón, chega a Portugal a 28 de Junho | Porta-Livros

  18. Sabrina

    Fiquei meia ressabiada se deveria comprar este livro ou não. Acabei por comprar. Tanto esse livro quanto os outros tem uma história envolvente que não te deixa sossegada até terminar de ler e saber tintim por tintim do que acontece. Virei fã desse escritor! E concordo com a Lais, este livro Marina daria um belo filme!

  19. Pingback: Das letras e dos livros… | portas basculantes

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.