Fernando Pessoa «analisa» «O Caso Mental Português»

aa-mentalO Caso Mental Português é o título de uma obra acabada de chegar ao mercado português, por mão da Assírio & Alvim, que inclui dois textos inéditos de Fernando Pessoa. A obra tem edição de Fernando Cabral Martins e Richard Zenith e será apresentada a 7 de julho, às 19h00, numa sessão online em direto no  Facebook da Assírio & Alvim,  Na sessão marcará presença, além de Fernando Cabral Martins e Richard Zenith, o editor da «casa» Vasco David.

Sobre o livro: «O Caso Mental Português é o título de um ensaio, publicado em 1932, que analisa o fenómeno do provincianismo como uma peculiaridade da mentalidade portuguesa. Mas o “caso” dos portugueses vai surgindo nas reflexões de Fernando Pessoa ao longo da sua vida de escritor.
Este livro— reúne textos de Pessoa, dois dos quais inéditos, que se debruçam sobre variados aspetos do carácter português: o provincianismo, a falta de cultura enraizada, o excesso de imaginação, a incapacidade de iniciativa e a ausência de civismo, mas também o cosmopolitismo, a adaptabilidade instintiva. O todo constitui um acutilante e decerto discutível retrato da personalidade nacional nos tempos de Pessoa, talvez válido ainda nos dias de hoje.»

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.