30 de Setembro é a data apontada pela Dom Quixote para o lançamento do novo romance de António Lobo Antunes, intitulado Comissão das Lágrimas.
Sobre o livro: «“Um doloroso canto de uma mulher torturada” foi o ponto de partida para Comissão das Lágrimas, o novo livro de António Lobo Antunes. A mulher torturada foi Elvira (conhecida por Virinha), comandante do batalhão feminino do MPLA, presa, torturada e morta na sequência dos terríveis acontecimentos de Maio de 1977 em Angola.
Mas este é apenas um episódio num livro denso e sombrio sobre Angola depois da independência. António Lobo Antunes não quis fazer um livro documental ou uma reportagem “verídica” sobre o que se passou em Angola, antes usou a sua sensibilidade e o espantoso poder evocativo da sua escrita para falar sobre a culpa, a vingança, a inocência perdida.»
Foi minha amiga de infância e colega no Liceu Guiomar de Lencastre. Uma miúda franzina e muito, muito inteligente, chorava quando recebia um teste que tivesse nota 18 ou 19, pois o objectivo era sempre 20, nascida e criada no Bairro Indígena. Uma filha que foi criada com tanto amor e muito sacrifício, para morrer como um animal selvagem. Levanta-te Elvira (Virinha) e faz justiça! A tua mãe ainda continua a chorar por ti, amiga!