«Neighbours», de Lília Momplé, na colecção Literatura Plural

A Porto Editora lança a 5 de Julho, na colecção Literatura Plural, Neighbours, da moçambicana Lília Momplé, obra que tem por mote «quem não sabe de onde vem não sabe onde está nem para onde vai».
Segundo a editora, este livro aborda a «permanente e trágica ingerência da minoria racista da África do Sul» em Moçambique. Assim, a partir de factos reais, Lília Momplé descreve «o que se passa em Maputo, em três casas diferentes, desde as 19 horas de um dia de maio de 1985 até às 8 horas da manhã seguinte».

Sinopse: «No decurso de uma longa noite de maio, ténues laços se estabelecem e quebram entre os habitantes de três apartamentos: uma jovem família, uma mulher que espera o seu marido infiel e um grupo de homens reunido para prepararem o golpe que estão prestes a cometer… Qual o móbil por detrás desta conspiração assassina? Ódio ao povo negro, vingança pessoal ou busca de ganho fácil?
O relato dos acontecimentos, baseado em factos verídicos, é pretexto de múltiplas digressões, oferecendo-nos um quadro complexo que evoca habilmente a História moçambicana, desde a colonização portuguesa às intrusões perniciosas da África do Sul racista, passando pela insegurança e pela corrupção reinantes em Moçambique no período pós-independência.»

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.