“Um Amor em Tempos de Guerra”, de Júlio Magalhães, sai a 24 de Setembro

el-guerra“Um Amor em Tempos de Guerra” é o título do novo romance de Júlio Magalhães, que sai a 24 de Setembro. O autor não abandona assim África/Angola, tema de fundo do seu bem sucedido livro de estreia, “Os Retornados – Um amor nunca se esquece”.
Trata-se, segundo divulgou a sua editora, a Esfera dos Livros, de “uma história de amor, de um soldado português que fica com o seu coração dividido entre o amor que deixou em Portugal e um novo que encontra em Angola. Podia ser a história de qualquer português, dos muitos que deixaram o seu coração em África.” 

Sinopse: “António nasceu marcado pelo nome. O mesmo que o vizinho da rua das traseiras, o homem que se fez doutor em Coimbra e que ia à terra sempre que podia, o tal que governava o país com pulso de ferro. Mas de pouco ou nada lhe valeu tão grande nome quando o destino o enviou para Angola, para defender a pátria em nome de uma guerra distante que não era a sua.
Deixou para trás a sua terra, a mãe inconsolável e Amélia, a mulher a quem pedira em casamento, num banco de pedra, junto à igreja e que prometera fazer dele o homem mais feliz de Vimieiro. Promessa gravada num enxoval imaculado que ficou guardado no armário, à espera do fim daquela maldita guerra.
Quando António regressou de Angola, era um homem diferente. Marcado no corpo por anos de guerra e de cativeiro e no coração por um amor impossível que deixara em pleno mato angolano. Regressava para cumprir a promessa que fizera anos antes à sua noiva Amélia, que o julgara morto, e que, em sua memória, tinha enterrado um caixão sem corpo.”

O autor
Júlio Magalhães, novo director de informação da TVI, nasceu no Porto a 7 de Fevereiro de 1963, foi para Angola com sete meses, tendo vivido um ano em Luanda e doze em Sá da Bandeira (Lubango). Em 1975 regressou a Portugal, mais precisamente, ao Porto. Aos dezasseis anos, iniciou a sua carreira como colaborador de “O Comércio do Porto” na área do desporto. Dois anos mais tarde integrou os quadros do mesmo jornal. Trabalhou posteriormente no jornal “Europeu”, no semanário “O Liberal”, na Rádio Nova e, em 1990, estreou-se na RTP. Passou depois para a TVI, onde chegou recentemente a director de informação.

Veja o trailer do livro (com a capa) aqui

e visite o blog aqui

3 pensamentos sobre ““Um Amor em Tempos de Guerra”, de Júlio Magalhães, sai a 24 de Setembro

  1. José Videira

    Já li «OS RETORNADOS» e «UM AMOR NUNCA SE ESQUECE», gostei imenso, muito bem escrito e acessivel a todos os niveis de cultura. Relatam com muita precisão a vivência dos Portugueses em Angola, antes da chamada «Descolonização». Fez-me
    relembrar os bons tempos vividos naquela maravilhosa terra, onde passei os melhores momentos da minha vida. Espero que que o livro agora editado, esteja à venda, para também saborear outras passagens em Angola.

  2. Daniela Rema

    acabei de ler há pouco tempo este novo romance de júlio magalhães e gostei bastante, a história é interessante e a linguagem muito acessivél, aconselho a quem goste de romances com um pouco de drama à mistura

  3. João Pedro Couto

    Foi este mesmo o último livro que li.
    É sem dúvida um romance muito bem escrito por Júlio Magalhães, ao qual dou os meus parabéns.
    Deixou-me diversas sensações, entre lágrimas de profunda tristeza a lágrimas de imensa alegria.
    Um relato de duas vidas unidas pelo Amor que tiveram de enfrentar tempos dificeis, como uma guerra sem qualquer sentido.
    Penso que este romance seria um sucesso adoptado para a televisão!

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.