Andrea Camilleri e “Os Anos Sócrates” nas novidades de Maio da Bertrand

ber-andreaber-anossocratesA Betrand lança a 8 de Maio o novo romance do italiano Andrea Camilleri, “O Fato Cinzento”, assim como, a nível de não-ficção, “Os Anos Sócrates”, livro que reúne crónicas de Fernando Sobral publicadas no Jornal de Negócios.
“O Fato Cinzento” é um romance sobre a velhice. Camilleri, conhecido principalmente pelos seus romances policiais, desta vez abriu mão da estrutura regular desse tipo de literatura e investiu bastante na construção psicológica dos dois personagens que se aproximam e se afastam no decorrer da trama e criou, segundo a Bertrand, “um romance ímpar, repleto de originalidade e nostalgia”. Trata-se de uma obra cheia de tristeza inevitável que começa com a relação já severamente comprometida entre um casal e evolui através das memórias do elemento masculino. Adele é a figura central do romance. Trata-se de uma bonita mulher, faminta por sexo e prestígio social. É dela o fato cinzento, usado apenas em ocasiões especiais, que representa uma espécie de teatro das suas fantasias sensuais.
A Bertrand lança também “O Herdeiro de Sevenwaters”, de Juliet Marillier, o quarto livro da série Sevenwaters, “Lady Jane – Rainha por Nove Dias”, de Edward Charles (um romance de ficção histórica sobre aquela que foi rainha de Inglaterra por apenas 9 dias, no século XVI; é ao mesmo tempo um thriller político e uma apaixonante história de amor), e “Julie e Julia”, um best-seller internacional assinado por Julie Powell vencedor do primeiro Blooker Prize (que premeia livros baseados em blogs) e já adaptado para o grande ecrã. Segundo a Bertrand no livro estão contidos 365 dias, 524 receitas e uma cozinha numas águas-furtadas e trata-se de um livro de ler (ou comer?) e chorar por mais cuja origem remonta a uma vida atribulada e a um coração remendado.
“Os Anos Sócrates – O Grande Jogo da Política Portuguesa” apresenta as crónicas “pungentes, claras, objectivas” de Fernando Sobral, que escreve sem rodeios, nem subtilezas, e sempre com uma dose elevada de franqueza.
“Os Anos Sócrates” reúne as crónicas do autor publicadas no Jornal de Negócios entre Março de 2004 e Fevereiro de 2009 sobre diversos temas da nossa actualidade, mas muito em particular sobre a política nacional. Tem prefácio de Marcelo Rebelo de Sousa e posfácio de Sérgio Figueiredo e Pedro Guerreiro.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.