“O Último Bandeirante” (A Esfera dos Livros), de Pedro Pinto, apresentado a 18 de Março na Embaixada do Brasil

oltimo_bandeirante1“O Último Bandeirante”, romance de estreia do jornalista da TVI Pedro Pinto (editado por A Esfera dos Livros), vai ser apresentado a 18 de Março (quarta-feira) na Embaixada do Brasil em Lisboa. A cerimónia terá lugar às 18h30 na Sala dos Atos da Embaixada do Brasil, cabendo a apresentação a Isabel Stilwell e a Luís Alves de Fraga.

Entretanto no sábado 14 de Março, às 16h00, Pedro Pinto estará no Continente do Colombo para uma sessão de autógrafos, o mesmo sucedendo no domingo 15 de Março às 10h30, desta vez no Continente de Oeiras.

“O Último Bandeirante” é um romance histórico cujo protagonista é Raposo Tavares. Quando este atacou a Missão Jesuíta de Jesus Maria, o seu objectivo era conquistar a região do Tape em nome da Coroa portuguesa e destruir o sonho do Superior Diego de Trujillo. Contudo, estava longe de imaginar que começava ali uma corrida de vida e morte à maior bandeira de sempre em terras do Brasil.

Com as mãos sujas de sangue, a roupa a cheirar a queimado e milhares de índios aprisionados, Raposo Tavares, o maior bandeirante de todos os tempos, regressou à vila de São Paulo; voltou a casa e ao fabrico das suas estranhas infusões, ao desenho dos seus mapas e aos braços apaixonados de Maria Teresa. No entanto, era hora de regressar ao mato, para definir as fronteiras de Tordesilhas e procurar, a contragosto, o Eldorado.

Só que, três anos depois, quando regressou a São Paulo, Raposo Tavares era um homem quase irreconhecível, marcado pela maldição do Amazonas.

Pedro Pinto, de 37 anos e jornalista desde 1997, é coordenador e apresentador do “Jornal Nacional” da TVI. É também formado em Relações Internacionais e Mestre em Desenvolvimento e Cooperação Internacional pelo ISEG, assim como professor na Universidade Autónoma de Lisboa desde 1996, onde é responsável pelas cadeiras de Integração Económica e de Newsroom.

8 pensamentos sobre ““O Último Bandeirante” (A Esfera dos Livros), de Pedro Pinto, apresentado a 18 de Março na Embaixada do Brasil

  1. Helena Gomes

    De momento estou na Holanda mas quando for a Portugal, certamente irei comprar este livro.
    Parece-me bastante interesante.

  2. Rita

    Estou curiosa por ler esta obra, já com expectativa baseada na entrevista do autor e na sua empolgação ao falar desta obra, de que talvez esta não seja ais uma obra que sirva somente para inaltecer os maus feitos dos nossos colonizadores portugueses.
    Digo isso devido ao total desconhecimento dos portugueses da história do meu povo.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.