Astérix e Obélix vão regressar a 21 de outubro, não em BD, mas numa aventura ilustrada, com a particularidade de ser da autoria dos seus criadores, Goscinny e Uderzo. O álbum, que se irá intitular O Menir de Ouro, será editado em Portugal pelas Edições ASA, tendo já sido divulgada a capa.
Esta aventura foi pela primeira vez posta à venda em 1967, em formato livro-disco, nunca tendo sido editada no formato álbum. As ilustrações serviram para acompanhar o registo áudio em disco num livreto. Albert Uderzo, recentemente falecido, ainda supervisionou em finais de 2019 o trabalho de restauro das ilustrações.
Irá ser disponibilizada também, para ser descarregada a partir da Internet, uma gravação áudio da narração da história.
O Menir de Ouro irá assim juntar-se assim à coleção de álbuns ilustrados de Astérix e Obélix: Os XII Trabalhos de Astérix, Como Obélix Caiu no Acldeirão do Druida Quando Era Pequeno e O Segredo da Poção Mágica.
Sinopse de O Menir de Ouro: Reina a agitação na aldeia gaulesa: Cacofonix decidiu participar no famoso concurso de canto dos bardos gauleses para conquistar o Menir de Ouro! Para o protegerem neste certame seguido de perto pelos romanos, Astérix e Obélix ficam encarregados de o acompanhar: eles não devem perder Cacofonix de vista, mesmo correndo o risco de… ficarem surdos!