O presidente escritor

O Presidente Desapareceu_capaO escritor norte-americano James Patterson é um recordista de vendas a nível mundial e sem dúvida um dos autores mais prolíficos do panorama literário. Escreve tanto para crianças como para adultos, apostando neste último caso em thrillers e policiais trepidantes, com um ritmo vertiginoso potenciado pelo seu estilo de escrita que aposta em capítulos curtos e “grossos”, ou seja, sem grandes rodeios, na senda do que entende ser a melhor forma de cativar leitores. Tendo em conta que ao longo da sua carreira já vendeu mais de 375 milhões de exemplares dos seus vários livros editados, é impossível não reconhecer que é uma aposta acertada.
É frequente Patterson associar-se a outros autores ou personalidades para escrever a duas mãos e num dos casos mais recentes deste método juntou-se a um grande vulto, Bill Clinton, antigo presidente dos Estados Unidos. Assim nasceu O Presidente Desapareceu, editado entre nós pela Porto Editora.
A “mão” de Clinton, naturalmente, serviu para moldar um thriller político que, espanto dos espantos, inclui um presidente americano e a Casa Branca. Nota-se neste O Presidente Desapareceu um conhecimento profundo da dinâmica e do funcionamento intrínseco da Casa Branca, uma mais-valia trazida para o romance por Clinton que leva a que esta obra de Patterson tenha capítulos ligeiramente mais longos e elaborados do que é norma no autor. Não se assustem os indefetíveis do estilo James Patterson, pois não é isso que o desvia do seu habitual ritmo trepidante.
Nota-se tal conhecimento tanto no funcionamento quotidiano da Casa Branca como no relacionamento com líderes e altos funcionários estrangeiros chamados à liça nesta história onde, sem espanto, a ameaça é global, reivindicando uma ação concertada no plano internacional, com a habitual apologia de que unidos seremos mais fortes. Pelo bem supremo, apartam-se, nem que seja temporariamente, as diferenças e divergências entre cada um, aproveitando-se, isso sim, as potencialidades de cada nação.
A dita ameaça, para ser mais específico, é um ciber ataque destinado a gerar uma crise financeira nos Estados Unidos de proporções gigantescas.
O Presidente Desapareceu é assim uma boa opção de entretenimento, com a promessa de ação e reviravoltas e uns pozinhos de intriga internacional.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.