John le Carré revela-nos as suas memórias em «O Túnel dos Pombos»

o-tunel-de-pombosO Túnel de Pombos – Histórias da Minha Vida é o primeiro livro de memórias de John le Carré e acaba de ser editado em Portugal pela Dom Quixote. Le Carré, que serviu nos serviços secretos britânicos, aproveitou as suas extraordinárias vivências para construir uma notável carreira de escritor, onde pontuam obras como O Espião que Saiu do Frio, A Gente de Smiley, O Alfaiate do Panamá, O Gerente da NoiteO Fiel Jardineiro e Uma Verdade Incómoda, entre outros.

Sinopse: «Dos anos em que serviu nos Serviços Secretos britânicos durante a Guerra Fria, a uma carreira como escritor que o levou do Camboja devastado pela guerra a Beirute à beira da invasão israelita de 1982, e à Rússia, antes e depois da queda do Muro de Berlim, John le Carré sempre escreveu a partir do âmago dos tempos modernos. Neste seu primeiro livro de memórias, le Carré é tão divertido quanto incisivo – lendo os acontecimentos que testemunha com a mesma ambiguidade moral com que imbui os seus romances. Quer esteja a descrever o papagaio de um hotel de Beirute que imitava perfeitamente sons de batalha, ou a visitar as galerias de mortos sem sepultura no Ruanda, na sequência do genocídio, ou a celebrar a noite de Ano Novo com Yasser Arafat, ou a entrevistar uma terrorista alemã na sua solitária prisão no Neguev, ou a assistir à preparação de Alec Guinness para o papel de George Smiley.
O melhor de tudo: le Carré dá-nos um vislumbre da jornada de um escritor ao longo de mais de seis décadas, e da sua própria busca pela centelha humana que tanto coração e vida tem dado às suas personagens.»

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s