«Vozes de Chernobyl», de Svetlana Alexievich, já «ecoam» nas livrarias portuguesas

vozes de chernobyl_estb_001.jpgChegou há dias às livrarias a ansiada obra Vozes de Chernobyl, de Svetlana Alexievich, Prémio Nobel de Literatura 2015, numa edição Elsinore, chancela da editora 20|20. A obra tem prefácio de Paulo Moura.
A autora, nascida em 1948 em Ivano-Frankivsk, na Ucrânia, cresceu em Minsk, capital da Bielorrússia, onde ainda vive. Jornalista e escritora, Svetlana Alexievich, é autora de cinco livros, havendo outro, O Fim do Homem Soviético, já lançado em Portugal pela Porto Editora. As suas cinco obras em prosa formam o projeto literário Vozes da Utopia, que reúne a história do espírito universal das pessoas – e não apenas do povo soviético. Deste projeto fazem parte os já referidos Vozes de Chernobyl e O Fim do Homem Soviético, e ainda A Guerra não Tem Rosto de Mulher (Elsinore, setembro de 2016), As Últimas Testemunhas e Rapazes de Zinco (ambos Elsinore, 2017).

Sinopse: «A 26 de abril de 1986, Chernobyl foi palco do pior desastre nuclear de sempre. As autoridades soviéticas esconderam a gravidade dos factos da população e da comunidade internacional, e tentaram controlar os danos enviando milhares de homens mal equipados e impreparados para o vórtice radioativo em que se transformara a região. O acidente acabou por contaminar quase três quartos da Europa.
Numa prosa pungente e desarmante, Svetlana Alexievich dá voz a centenas de pessoas que viveram a tragédia: desde cidadãos comuns, bombeiros e médicos, que sentiram na pele as violentas consequências do desastre, até as forças do regime soviético que tentaram esconder o ocorrido. Os testemunhos, resultantes de mais de 500 entrevistas realizadas pela autora, são apresentados através de monólogos tecidos entre si com notável sensibilidade, apesar da disparidade e dos fortes contrastes que separam estas vozes.»

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s