A «rentrée» literária já aí está e há coisas boas para ler

imagePurityEm setembro não podia faltar a rentrée literária e andam por aí boas novidades, além de já ter sido anunciado por algumas editoras aquilo com que poderemos contar até ao final do ano.
E até ver o panorama não parece nada mau. Ora reparem: vai chegar já no dia 8 deste mês o novo romance de Jonathan Franzen (Purity), editado pela Dom Quixote, que também nos traz, mais para o fim do mês (29), David Lagercrantz. Não conhecem? É o mais certo, mas a verdade é que foi o escolhido para dar seguimento à saga Millennium, do falecido de Stieg Larsson, e assim escreveu A
Rapariga Apanhada na Teia de Aranha
.
capa_EhrengardA Rapariga Apanhada na Teia de AranhaJá à venda está Ehrengard – A Ninfa do Lago, de Karen Blixen, obra editada pelo Clube do Autor que reúne três histórias da autora de África Minha.
Também já nas livrarias encontra-se A Aldeia, de William Faulkner, editado pela Livros do Brasil, que marca o início de uma trilogia em torno da família Snopes.
Em outubro, a Topseller, da editora 20|20, reserva-vos uma boa surpresa, que será Peregrino, de Terry Hayes, um livro muito badalado de espionagem (que eu já tive a oportunidade ler e que posso garantir que é entusiasmante), além de Eu, o Earl e a Tal Miúda, de Jesse Andrews, cuja versão cinematográfica (premiada em Sundance) chega 12 de novembro. Em novembro, a Topseller apresenta-nos ainda Uma Rapariga é uma Coisa Inacabada, de Eimear McBride, considerada a grande revelação de língua inglesa da última década.
A Elsinore, a nova chancela da 20|20, lança em setembro Arranha-Céus, de J. G. Ballard, o autor de O Império do Sol. Para 2016, e deste mesmo autor, a Elsinore conta editar Crash e Kingdom Come.
PrintA Quetzal, ainda em setembro aposta na poesia com uma surpresa, O Pouco que Sobrou de Quase Nada, do editor Manuel Alberto Valente, que reorganizou a sua produção poética.
A mesma Quetzal já anunciou para novembro o novo livro de José Luís Peixoto, uma novela intitulada Em teu ventre.
Já a Porto Editora anunciou que entre setembro e novembro irá lançar obras como um novo livro de contos de Valter Hugo Mãe, O amante japonês, novo romance de Isabel Allende, e A venturosa história do usbeque mudo, conjunto de novelas de Luis Sepúlveda.
Na Sextante vai sair O selvagem da ópera, de Rubem Fonseca, até agora inédito em Portugal.

pe-anagramasOs recuperados
Mas além das novidades-novidades, há outras, ou seja, reedições de obras de sucesso que regressam com nova roupagem às livrarias. Um desses casos é Os Anagramas de Varsóvia, de Richard Zimler, que sai com nova capa na Porto Editora a 10 de setembro. Do mesmo grupo editorial, mas com selo Livros do Brasil, temos O Processo, de Franz Kafka, já disponível.
Na Assírio & Alvim será editado no fim de setembro, Hamlet, de William Shakespeare, traduzido por Sophia de Mello Breyner Andresen.
Já a Dom Quixote recupera obras como A Lição de Anatomia, de Philip Roth (22 de setembro), A Ratazana, de Günther Grass (15 de setembro), e O Livro do Riso e do Esquecimento, de Milan Kundera (15 de setembro).

KL Uma Historia dos Campos de Concentracao NazisNão-ficção em alta
A nível de não-ficção, aguarda-se com expectativa, ainda em setembro, A História Não Contada dos Estados Unidos, de Oliver Stone e Peter Kuznick, e Portugueses nos Campos de Concentração Nazis, de Patrícia Carvalho, ambos da Vogais.
A 8 de setembro a Dom Quixote edita KL – A  História dos Campos  de Concentração Nazis, de Nikolaus Wachsmann.
A 29 de setembro sai, também na Dom Quixote, Idade Média IV, obra coordenada por Umberto Eco.
No fim do mês chega às livrarias, numa edição Bertrand, Carta aos Escroques da Islamofobia Que Fazem o Jogo dos Racistas, assinado Charb, falecido diretor do Charlie Hebdo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s