Terceiro volume da enciclopédia da Idade Média de Umberto Eco versa castelos, mercadores e poetas

idade_media_IIIIdade Média – Castelos, Mercadores e Poetas, terceiro dos quatro volumes que constituem a enciclopédia sobre a Idade Média coordenada pelo italiano Umberto Eco, acaba de ser editado em Portugal pela Dom Quixote. O último volume, Explorações, Comércio e Utopias, chegará às livrarias em 2015.

Sobre o livro: «Contando com a colaboração dos mais importantes medievalistas mundiais, peritos em diversas áreas, a obra – com mais de mil páginas – leva o leitor numa viagem surpreendente através da arte, literatura, música, filosofia, sociedade e ciência deste intenso período da história da civilização europeia.
O terceiro volume, intitulado Castelos, Mercadores e Poetas, analisa o período entre 1200 e 1400: época definida por Baixa Idade Média, na qual um novo impulso expansivo, juntamente com a ideologia das Cruzadas, conduz o Ocidente à conquista do Oriente. A cidade cresce; a arquitectura, a arte e a literatura experimentam uma intensa vontade de renovação e abertura.
A esta época de progresso segue-se um período de guerra e carestia: a Guerra dos Cem Anos, a peste, as revoltas dos camponeses. Mesmo assim, surgem as sementes do Renascimento, que vai atingir toda a sua plenitude na Europa de Quatrocentos.»

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s