«Educação Europeia», de Romain Gary, editado pela Sextante

sex-europeiaEducação Europeia, romance de estreia do francês Romain Gary, o único escritor duplamente premiado com o Goncourt, chegou há poucos dias às livrarias portuguesas, numa edição Sextante. O livro foi escrito em plena guerra, em 1945, altura em que Gary era navegador da esquadrilha Lorraine das Forças Francesas Livres.
Este ano assinala-se o centenário do nascimento de Gary, que nasceu em Vilnius na Lituânia (na altura território polaco), mas que em 1928 se mudou com a mãe para Nice, em França. Em 1956 ganhou o Prémio Goncourt com As Raízes do Céu, feito repetido em 1975 com Uma Vida à sua Frente, apresentado a concurso sob pseudónimo, no caso Émile Ajar.
Romain Gary suicidou-se em 1980.

Sinopse: «Educação europeia narra a história de um jovem adolescente lituano polaco de 14 anos, Janek Twardowski, que vive refugiado na floresta e se junta a um grupo partisan para sobreviver e lutar contra a ocupação nazi.
Neste conto moral, cruel e otimista, Janek conhecerá o frio, a fome, a traição e a morte, mas também o amor, junto da sua jovem amiga Zosia. Como diz o chefe partisan Dobranski, “a Europa teve sempre as melhores e mais belas universidades (…), elas foram o berço da civilização (…), mas há também uma outra educação europeia, a que recebemos hoje: os pelotões de execução, a escravatura, a tortura, a violação – a destruição de tudo o que torna a vida bela. É a hora das trevas”. Com os seus camaradas de infortúnio, a sua simplicidade e generosidade, Janek aprenderá o valor da amizade e a crença no Homem.»

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s