«Toda a Mafalda» para ler de uma assentada

image002Já não é uma novidade fresquinha mas convém recordar que a Verbo reeditou todas as tiras de Mafalda, num volume (Toda a Mafalda) destinado a assinalar os 50 anos desta famosa personagem criada pelo argentino Quino. Trata-se de uma edição com nova capa (cartonada), que além das tiras inclui artigos de opinião e diversa informação que ajudam a contextualizar a personagem e os gags nos acontecimentos históricos vividos entre 1964 e 1973.
Mafalda surgiu a 29 de Setembro de 1964 no semanário argentino Primera Plana. Até 9 de Março de 1965 foram publicadas semanalmente neste jornal, com grande impacto público, duas tiras semanais de Mafalda. Até 19 de janeiro de 1965, data em que apareceu a personagem Filipe, Mafalda tinha apenas a companhia dos pais.
Em março de 1965, Mafalda passou a ser publicada no El Mundo de Buenos Aires, onde surgia diariamente. Manelito e Susanita «nasceram» já neste jornal.
Em Dezembro de 1967 o jornal El Mundo encerra portas e a publicação de Mafalda foi retomada em junho de 1968 no Siete Días Illustrados. Aqui ficou até junho de 1973, altura em que Quino entendeu que era chegada a hora de pôr fim às tiras da personagem.
A partir daí as aparições de Mafalda tornaram-se ocasionais, surgindo apenas em ocasiões muito especiais, como quando Quino ilustrou a Declaração Universal dos Direitos da Criança em 1976.
Mafalda chegou a Portugal em maio de 1970, numa edição Dom Quixote. Portugal é assim um dos 50 países onde é possível ler as tiras de Quino, editadas em 20 linguas em todo o mundo.
As tiras abaixo reproduzidas foram gentilmente cedidas pela Editorial Verbo. Copyright (© Joaquín S. Lavado (Quino)/Caminito S.a.s. – Literary Agency).

Imprensa1

Imprensa2

Imprensa3

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s