«Os Regressados» – Jason Mott

Capa_Os_RegressadosEste é o romance que deu origem à série televisiva Ressurrection, que passou recentemente em Portugal. Se a base e alguns personagens são comuns à série, muito há que se afasta da espinha dorsal da mesma, mas não a essência.
A ação situa-se em Arcadia, cidadezinha norte-americana que, tal como acontece no resto do mundo, tem de lidar com o regresso dos seus mortos – calma, não se trata de mais uma história de zombies, pois estes mortos regressados estão de perfeita saúde, no estado em que estavam precisamente antes de perderem a vida.
O problema é que muitos regressaram décadas depois de terem morrido, sem envelhecerem, e em locais a milhares de quilómetros das suas terras. Atente-se no caso de Jacob, a criança protagonista desta história. Ressuscitou na China, com a exata idade que tinha quando morrera umas décadas antes, e veio a reencontrar os pais já com perto de 80 anos. O reencontro, naturalmente, foi tudo menos simples. Mistura-se a alegria de recuperar um ente querido, com o medo de lidar com alguém regressados dos mortos.
Os regressados, por seu lado, sentem-se completamente desenquadrados, pois o mundo ao qual regressam já não é o seu, ou pelo menos aquele que conheciam, e se há quem os aceite, há igualmente quem os tema ou renegue e deseje desembaraçar-se deles. Quanto mais não seja, os Verdadeiros Vivos (assim se autointitulam) lutam pela sua própria sobrevivência, pois a quantidade de regressados é tal que os recursos do mundo podem revelar-se insuficientes.
Tal como em qualquer ficção onde a ordem do mundo é drasticamente alterada, vêm ao de cima as piores qualidades do homem, que na ânsia de sobreviver se revela disposto a tudo. Nomeadamente, os regressados são enclausurados em campos de refugiados, enquanto se discute o que se há de fazer com eles, sendo o abate puro e simples uma das medidas em equação.
O romance aborda assim a temática do comportamento humano em situações extremas, mas também os receios face ao desconhecido, por muito que ele se afigure como a mais agradável das surpresas.
Sem ser minimamente lamechas, os Regressados é um livro espiritual que faz pensar, nomeadamente em termos religiosos, mas sem tomar partidos, socorrendo-se da ficção para apresentar duas caras da mesma moeda.
O que se faz perante o desconhecido, vestido de uma roupagem irresistível? Abraça-se ou empurra-se para longe? Jason Mott apresenta as duas vertentes, mas, essencialmente, este romance é um tratado sobre segundas oportunidades e a oportunidade de se fazer o que já se deveria ter feito antes.
Em suma, uma leitura cativante, oferecendo muito mais do que seria de esperar em função do que já se conhecia da série, bem menos profunda, até por se dividir por mais personagens. Aqui, o núcleo e constituído por Jacob e os pais, Harold e Lucille, e tudo roda essencialmente em volta do caso deles, permitindo por intermédio dos «agentes secundários» do enredo criar uma visão global de todos os eventuais tipos de reações face a um evento tão inesperado como o regresso dos idos.
O autor movimenta com talento todos os seus peões e dentro do aparente surrealismo do enredo apresenta uma história curiosamente muito realista e natural, credível, o que é de enaltecer.

Autor: Jason Mott
Título Original: The Returned
Editora: Porto Editora
Tradução: Teresa Pinheiro
Ano de Edição: 2014
Páginas: 310

Sinopse: «Nada na vida é certo, nem mesmo a morte.
Para Harold e Lucille Hargrave, o mundo parece ter voltado a girar sem o filho, décadas depois da sua trágica morte, no seu oitavo aniversário. Até que, um dia, Jacob reaparece misteriosamente à porta de casa – em carne e osso, tal como no dia em que morreu.
Um pouco por todo o lado, os entes queridos de milhões de pessoas começam a regressar da morte, sem ninguém saber como ou por que motivo isso acontece. Será um milagre ou algo mais assustador?
À medida que o caos emerge no mundo inteiro, a família Hargrave reencontra-se no centro de uma comunidade à beira do abismo, obrigada a lidar com uma realidade nova e misteriosa que ameaça desvendar a verdadeira essência da natureza humana.
Numa prosa elegante e profundamente emotiva, Os Regressados – romance de sucesso instantâneo nos principais tops de ficção contemporânea – é uma história inesquecível e hipnotizante que promete conquistar o mundo.»

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s