Em Julho há dose dupla de le Carré/Smiley

A Gente de SmileyO Ilustre ColegialJulho será um bom mês para os fãs de John le Carré e, mais precisamente, do «seu» famoso agente George Smiley, dado que no dia 15 do próximo mês serão recuperadas, pela Dom Quixote, duas obras do autor: O Ilustre Colegial e A Gente de Smiley.

O Ilustre Colegial
A toupeira foi eliminada, mas a devastação que deixou na sua esteira depauperou gravemente os serviços secretos britânicos. Investido da chefia do Circus, numa altura em que a organização se encontra altamente comprometida, George Smiley lança-se numa campanha que visa pôr a descoberto aquilo que o Centro de Moscovo mais deseja ocultar, obstinando-se em reunir provas de que Karla prepara uma grande operação no Extremo Oriente. Talvez por aí se possa iniciar a reconstrução do Circus. Mas, para isso, são necessários agentes livres de qualquer suspeita, indivíduos que a toupeira não tenha detectado ou conhecido. E Smiley acredita ter encontrado o homem certo: um aristocrata tão digno e frustrado como a própria Grã-Bretanha; um ilustre colegial cuja respeitabilidade poderá ser arruinada por uma contraoperação que se revela pouco ética, como todas as operações de espionagem, mas na qual reside a grande oportunidade de o Circus renascer das cinzas.»

A Gente de Smiley
«O telefonema que arranca da cama George Smiley, ex-chefe do Circus, agora reformado, é uma súplica para que volte ao serviço activo para investigar o assassínio de um outro agente britânico, um ex-general soviético exilado em Inglaterra.
Smiley descobre que o general, como era conhecido, havia reunido informações sobre o famoso agente soviético Karla, e as características do crime não lhe deixam dúvidas de que este foi perpetrado por uma das equipas de assassínio do Centro de Moscovo. Mas o novo chefe do Circus está mais interessado em abafar um potencial escândalo, e propõe a Smiley que afaste qualquer ligação do crime com os serviços secretos britânicos, pois isso seria prejudicial para a política de détente com a União Soviética. No entanto, Smiley decide procurar os exilados que trabalhavam na rede de informações do general e reconstituir todos os seus passos até encontrar as provas que possibilitarão, finalmente, preparar o duelo final com o seu eterno inimigo Karla.»

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s