«As Melhores Histórias do Futebol Mundial» – Sérgio Pereira

As Melhores Histórias do Futebol MundialAqui está, fresquinho, um livro que vai servir para entreter os amantes do futebol durante os dias que vão entre o final da temporada e o início do Mundial do Brasil. Para quem não quiser passar os dias a ler na imprensa desportiva os nomes dos 50 reforços que vão chegar para o clube A, B ou C, pode divertir-se com As Melhores Histórias do Futebol Mundial, do jornalista Sérgio Pereira, que acaba de ser editado pela Livros d’Hoje.
Desde as histórias já conhecidas de todos (com protagonistas como João Pinto, Jardel, Jesus, Gabriel Alves, George Best ou Maradona), a outras «inéditas» entre nós, há de tudo um pouco neste livro. Jogadores arrogantes, jogadores geograficamente desorientados, treinadores irascíveis, filósofos, árbitros desbocados, etc.)
O livro serve, nomeadamente, para repor a verdade, no papel, sobre a autoria da famosa tirada: «faca de dois legumes». É verdade, apesar de correr por aí que foi Jaime Pacheco que se saiu com esta, dê-se o mérito a quem merece. Quem o disse foi Litos, defesa central do Boavista. (Eu confirmo, porque estava lá na altura e a assisti a esse momento histórico). Jaime Pacheco limitou-se a reproduzir a tirada, na brincadeira, uns tempos mais tarde.
Mas está é só uma das muitas histórias e curiosidades, nacionais e internacionais, recentes e antigas, que enchem as páginas deste descontraído livro. É pena não estar melhor ordenado, pois acho que teria a ganhar se estivesse arrumado por temas, mas, por outro lado, tem uma vantagem preciosa: está melhor escrito do que é habitual neste tipo de obras.    

Advertisements

3 responses to “«As Melhores Histórias do Futebol Mundial» – Sérgio Pereira

  1. O estar ordenado não parece ser o real problema. Acho que o livro cai numa repetição interminável. O mesmo tom, as mesmas piadas, o mesmo estilo linguistico. Recebi o livro como prenda, mas confesso que me fiquei pela história nº12.

  2. Qualquer coisa que sai dos “jornalistas” do Maisfutebol é de desconfiar, dado o seu nível tão fraco no global. Confesso que o livro está realmente melhor escrito do que os do género. Uma boa surpresa. Mas é também verdade que cansa e se torna aborrecido. Não vale os 15€ seguramente. Transforma-se em algo infantil, e por vezes as histórias não têm nenhuma ligação com 90% dos textos que as envolvem.

  3. Tivesse eu vindo cá ler os comentários antes de pedir isto como prenda…. É infantil, lembra um humorista a usar 1 hora de espectáculo para contar a mesma anedota. Depois de saber quem era o jornalista, um cablouco que de vez em quando fala na TVI percebi tudo…. Qualquer idiota escreve um livro hoje em dia!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s