Sugestões para quem gosta de passar o Natal enfiado na cozinha

image010Nunca como agora se falou tanto de chefs, receitas, culinária e candidatos a chefs. Ainda hei de ver um chef atrás de um balcão de um McDonalds. Confesso que já estou um pouco farto de chefs & derivados, mas o problema deve ser meu, tendo em conta o sucesso inegável de programas de televisão e de livros relacionados com culinária. Assim, deixo aqui algumas sugestões de livros que nesta quadra podem ser oferecidos a quem gosta de se entreter na cozinha, e só podia começar por aquele que me parece ser a «estrela» do momento: Gordon Ramsay.

COZINHAR PARA OS AMIGOS KAtravés de um álbum com o sugestivo título Cozinhar para os Amigos (edição Arteplural), Gordon Ramsay, que coleciona estrelas Michelin e invade os lares de todo mundo com os seus programas de televisão, abre-nos desta feita as portas de sua cozinha e revela algo que pode parecer surpreendente, «que a gastronomia inglesa está cheia de tesouros escondidos». Para tal, segue os princípios que defende nos seus programas, ou seja, «usar produtos frescos e sazonais, comprar em mercados locais sempre que possível e, sobretudo, celebrar a gastronomia tradicional e as suas muitas influências». Reunidos tais «condimentos», o chef superstar ensina de um modo claro e simples a preparar clássicos da cozinha inglesa, como sopa de brócolos, queijo stilton e peras à sopa de rabo de boi, salsichas caseiras, peitos de pato com molho de vinho do Porto e cerejas; shepherd’s pie com picles Branston, tarte de peixe com ostras e vieiras, crumble de pêssego, framboesa e gengibre e bolo floresta negra, num total de cem das suas receitas preferidas. Simples e clássicas, como ele promete.

pe-angolaContinuando lá por fora, podemos seguir para Angola, aproveitando a boleia de Conceição Santos, portuguesa que viveu na ex-colónia e que agora resolveu apresentar um pouco do que aprendeu por lá a nível de culinária. Assim, nasceu Sabores de Angola, um livro editado pela Porto Editora e pela Plural Editores, em Angola. As sugestões são muitas, desde camarão com quiabos, passando por ginguba picante, tortulhos, calulu de peixe, muamba de marisco, ou, para quem prefere carnes, alcatra com molho de maracujá e mucunza com carne. Para sobremesa, serve-se delícia de caju ou pudim de batata-doce. O livro apresenta ainda dicas, notas e um sempre útil glossário.

mp-prazerJá de regresso a Portugal, deixem-se guiar por Nuno Queiroz Ribeiro, que sugere Prazer de Comer, Prazer de Viver, livro editado pela Matéria-Prima. Este chef, com carreira internacional (com passagens por Milão e Beirute), defende que a comida pode ser deliciosa, requintada e saudável. Depois da morte do pai, vítima de cancro, Nuno Queiroz Ribeiro tomou consciência do papel fundamental da alimentação na saúde e assim nasceu este livro, que se propôe a apresentar dezenas de pratos saudáveis mas com o requinte de um restaurante de luxo.

Cantinho do Avillez (1)José Avillez, dono de quatro restaurantes, propõe-nos que conheçamos o Cantinho do Avillez (nome precisamente de uma das suas casas), livro editado pela Esfera dos Livros. Abertas as portas do  Cantinho do Avillez é só ver como ele e a sua equipa preparam pratos como estes: peixinhos da horta, Farinheira com crosta de broa e coentros, crumble de morcela e maçã, camarões salteados com erva príncipe e gengibre, Bife à Cantinho, lascas de bacalhau com ovo BT, bolo de chocolate e avelã.

Capa_Sete Dias com Bimby_02Deixando os chefes de lado, passemos à Bimby. A Bertrand propõe 7 dias com a Bimby, com receitas para diferentes ocasiões de modo a tornar os dias mais simples. Assim são apresentadas receitas práticas tanto para refeições rápidas e reconfortantes, como para ocasiões especiais. O livro contém ainda cinco menus e respetivas listas de compras, com propostas para dias de semanas e dias especiais.

CAPA.inddQue Cristina Ferreira tem jeito para a televisão, é inegável. Agora resta saber como se desenrasca na culinária. Para isso, é preciso deitar a mão ao livro lançado pela Objectiva, intitulado Deliciosa Cristina, onde a apresentadora mostra as suas melhores receitas. O livro está organizado segundo sete adjetivos que caracterizam Cristina Ferreira – atrevida, elegante, divertida, sensual, criativa, romântica e gulosa – e sob esse pretexto aprende-se a fazer frigideira de batata com morcela, filete de linguado com amêndoa, tiras de peru crocantes, linguini negro com camarões, franguinho recheado com alheira e cupcakes com doce de leite, entre muitas outras receitas.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s