Fundação MAPFRE lança coleção História Contemporânea de Portugal

P1050259A Fundação MAPFRE, em parceria com a Editora Objectiva, lançou a coleção História Contemporânea de Portugal, composta por cinco volumes e dedicada aos principais acontecimentos da história do nosso país desde o início do século XIX até ao século XXI. Para já foram editados os dois primeiros volumes, descritos mais abaixo.
A coordenação da coleção é da responsabilidade de António Costa Pinto e Nuno Gonçalo Monteiro, à frente de uma equipa de especialistas em economia, sociedade, relações internacionais, história política, iconografia e história cultural.
A Fundação MAPFRE é uma instituição sem fins lucrativos criada em 1975, pelo Grupo MAPFRE, seguradora espanhola, com o objetivo de contribuir para o bem-estar da sociedade e das pessoas, participando no pacto Mundial das Nações Unidas (Global Compact) e no Protocolo UNEP (United Nations Environment Programme). A fundação opera sobretudo em Espanha, Portugal e países da América Latina, e organiza a sua atividade em torno de 5 institutos, com âmbitos distintos: Prevenção, Saúde e Meio Ambiente; Ação Social; Segurança Rodoviária; Ciências do Seguro e Cultura.

Volume I – O Colapso do Império e a Revolução Liberal (1808-1834)
Coordenação de Jorge M. Pedreira e Nuno Gonçalo Monteiro – Autoria de Jorge M. Pedreira, Miguel Figueira de Faria e Nuno Gonçalo Monteiro
«As invasões francesas; a partida da família real para o Rio de Janeiro; o colapso do antigo regime colonial; o primeiro pronunciamento liberal; a independência do Brasil; as lutas entre liberais e absolutistas; o triunfo final do liberalismo: são estes os episódios que marcam decisivamente o período da história portuguesa aqui estudado (1808-1834). Uma história em boa parte definida pelo contexto externo, pelas transformações que vinham de fora, pelo modo como Portugal participava no sistema de Estados europeu e nos seus conflitos, dilacerada por violentos antagonismos que encontraram na guerra – a internacional e a civil – a sua máxima expressão. A quebra da monarquia pluricontinental constituirá uma profunda mudança na ordem política, económica e mesmo social. Sobre as suas ruínas emergirá um novo regime, mas só após décadas de grandes convulsões. Foi, pois, um tempo de ruturas dramáticas, com repercussão a quase todos os níveis da vida social e política, aquele de que se ocupa este primeiro volume de uma série pensada com o objetivo de inscrever a história portuguesa nos grandes marcos dos processos contemporâneos atlânticos e ibero-americanos. A ponderação de diversos pontos de vista permite aqui sublinhar os traços mais relevantes e característicos da revolução liberal em Portugal.»

Volume II – A Construção Nacional (1834-1890)
Coordenação de Pedro Tavares de Almeida
Autoria de Jorge M. Pedreira, Miguel Bandeira Jerónimo, Paulo Silveira e Sousa, Pedro Tavares de Almeida e Rui Branco
«Entre 1834 e 1890, Portugal passou por profundas mudanças, com a construção de um Estado-nação moderno e o ressurgimento do projeto imperial africano. O triunfo dos liberais na guerra civil, em 1834, assinala a instauração definitiva do regime monárquico constitucional. Até meio do século, viveu-se, porém, um tempo convulsivo, dominado pela instabilidade e violência políticas. A nova fase que então se abriu, de início designada por “Regeneração”, teve como características a negociação e o compromisso, associados a uma dinâmica de modernização socioeconómica, em que o investimento público nas infraestruturas deveria desempenhar um papel fundamental. Este impulso modernizador, que começa a dar sinais de erosão na viragem para a década de 1890, embora tenha introduzido grandes transformações, não permitiu vencer alguns dos pesados atrasos estruturais e culturais do país nem alterar a sua posição periférica no contexto europeu, o que promoveu a disseminação na opinião pública de um forte sentimento de frustração, que a deceção do projeto colonial veio ampliar.»

P1050264Entretanto, na página de Facebook da Fundação Mapfre está em curso um passatempo, onde é possível ganhar a coleção História Contemporânea de Portugal e 1 Pack Pousadas de Portugal (fim de semana em zonas históricas de Portugal – castelos). Mais pormenores aqui.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s