Novidades Editoriais de Outubro (VII)

SonoSono – Haruki Murakami (Casa das Letras)
«“Há dezassete dias que não durmo”
Assim tem início a história que Haruki Murakami imaginou e escreveu sobre uma mulher que, certo dia, deixou de conseguir dormir. Pela calada da noite, enquanto o marido e o filho dormem o sono dos justos, ela começa uma segunda vida. E, de um momento para o outro, as noites tornam-se de longe mais interessantes do que os dias… mas também, escusado será dizer, mais perigosas.
29 de Outubro

NWNW – Zadie Smith (Dom Quixote)
«Este novo e brilhante romance tragicómico de Zadie Smith segue quatro londrinos – Leah, Natalie, Felix e Nathan – que ao chegarem à vida adulta procuram uma maneira de sair de Caldwell, o bairro social da sua infância. Desde as casas particulares até aos parques públicos, no trabalho e no lazer, a sua Londres é um lugar complexo, tão bonito quanto brutal, onde as ruas principais escondem as vielas mais esconsas, e onde tomar os caminhos mais seguros nos pode conduzir a um beco sem saída.
O leitor encontrará aqui hóspedes e anfitriões, pessoas com poder e pessoas que não o têm, pessoas que vivem em locais especiais e pessoas que não vivem em parte nenhuma. E muitos outros tipos de pessoas.
Todas as cidades são assim. Vidas encostadas umas às outras. Mundos separados.»
31 de Outubro

sex-araAra – Ana Luísa Amaral (Sextante)
«Primeiro: a prosternação diante do altar. A hesitação diante da proliferação dos ritos: sacrifício, louvor, cântico, narrativa. Figuras e vozes, acólitos. Insurgências. Japoneiras e túneis do sentido. Discrepância a todas as vozes acumulando num sentido. Não único, mas unívoco. Desde a infância. Segundo (como se diz de um andamento ou de um painel): o tríptico dentro do tríptico das DUAS IRMÃS: a narrativa oblatória e clara da paixão sáfica. Ardente e casta.
Sem falso pudor. Vergonha é não te amar. A oferenda lírica. Terceiro: não é coisa de rasgar como romance este romance. Assente na pedra do lar um prisma multifacetado e translúcido: o amor único, a palavra. A brisa do arado sobre a ara.
Maria Velho da Costa»
18 de outubro

Continente SelvagemContinente Selvagem – A Europa no Rescaldo da Segunda Guerra Mundial – Keith Lowe (Bertrand)
«As paisagens tinham sido devastadas, cidades inteiras arrasadas e mais de trinta e cinco milhões de pessoas mortas. Em quase todo o continente, as instituições que agora tomamos como certas – a polícia, os media, os transportes, os governos locais e nacionais – estavam completamente ausentes ou irremediavelmente comprometidas. A taxa de criminalidade subia em flecha, as economias colapsavam e a população europeia encontrava-se no limiar da fome.Neste estudo pioneiro sobre os anos que se seguiram à Segunda Guerra Mundial, Keith Lowe descreve uma Europa que permanecia atormentada pela violência, em que diversos segmentos da população ainda não tinham aceitado o fim da guerra. Descreve a limpeza étnica e as guerras civis que dilaceraram as vidas das pessoas comuns, do mar Báltico ao Mediterrâneo, e o estabelecimento de uma nova ordem mundial que trouxe, por fim, a estabilidade a um continente estilhaçado.»
18 de outubro

qe-sombrasSombras da Meia-Noite – Lara Adrian (Quinta Essência)
«Num deserto gelado mergulhado na escuridão, as linhas entre o bem e o mal, amante e inimigo, nunca são pretas ou brancas, mas desenhadas em tons de meia-noite. Algo inumano surgiu nos confins gelados do Alasca, deixando uma carnificina indizível na sua esteira. Para a piloto Alexandra Maguire, os assassínios trazem recordações de um evento horrível que ela testemunhou em criança e evocam uma inexplicável sensação de alteridade que há muito tempo sentia dentro de si mesma, mas nunca compreendera totalmente… até que um desconhecido sedutor e sombrio com os seus próprios segredos entra no seu mundo. Enviado de Boston para investigar os selvagens ataques e parar a matança, o vampiro guerreiro Kade tem os seus próprios motivos para regressar ao frio e proibitivo local do seu nascimento. Assombrado por uma vergonha secreta, Kade logo percebe a verdade surpreendente da ameaça que enfrenta, uma ameaça que porá em perigo a frágil união que formou com a corajosa e determinada jovem que desperta em si as paixões mais profundas e os anseios mais primários. Porém, ao trazer Alex para o seu mundo de sangue e trevas, Kade deverá enfrentar os seus demónios pessoais e o mal ainda maior que pode destruir tudo o que ele mais ama.»

Advertisements

One response to “Novidades Editoriais de Outubro (VII)

  1. Finalmente o novo livro da Zadie Smith! Estou há 2 anos à espera desta edição em português.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s