«A Casa com Alpendre de Vidro Cego», da norueguesa Herbjørg Wassmo, editado pela Arkheion

Casa_alpendre_vidro_cego_frenteA Arkheion Editora edita neste mês de outubro, em mais uma colaboração com a jornalista Teresa Sampaio, A Casa com Alpendre de Vidro Cego, da norueguesa Herbjørg Wassmo. Trata-se do primeiro título da trilogia de Tora, lançado em 1981, ao qual se seguiram O Quarto Silencioso (Det Stumme Rommet), em 1983, e o Céu Doloroso (Hudløs Himmel), em 1986.
Herbjørg Wassmo, nascida em Vesterålen, no Norte da Noruega, em 1942, iniciou a carreira literária em 1976, com o livro de poesia Bater de Asas (Vingeslag).

Sinopse: «A Casa com Alpendre de Vidro Cego conta, com a simplicidade característica da melhor literatura nórdica, a vida de Tora, uma menina nascida da relação de uma norueguesa com um soldado alemão durante a Ocupação, numa aldeia do Norte da Noruega.
Tora carrega o estigma da desonra que a torna alvo do escárnio dos vizinhos, mas é no lar que terá de enfrentar as investidas do perigo, sofrendo com a ausência da mãe, Ingrid, que tem de sustentar a família, e com os abusos do padrasto, Henrik, um homem violento. Apesar deste ambiente de pobreza e de miséria moral, Tora tem as ilusões próprias de uma menina da sua idade e desenvolve armas para lutar contra as adversidades.»

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s