«Uma Breve História de África» – Gordon Kerr

Breve Historia de AfricaQue Libéria viria de liberdade já eu calculava, vem de liber, mais precisamente, mas que Monróvia, a capital, vem de Monroe, presidente norte-americano, é que me era desconhecido. Vem tudo explicado em Uma Breve História de África – Das Origens da Raça Humana à Primavera Árabe, obra do escocês Gordon Kerr editada pela Bertrand, mas não se trata de um livro de curiosidades. É, como o nome indica, um livro de história. Há pormenores que para mim se transformaram em curiosidades porque, na verdade, me eram completamente desconhecidos. E acredito que o sejam também para inúmeros de vós que me leem neste momento.
A verdade é que África, apesar de aqui tão próxima (por exemplo, a distância que separa Lisboa de Madrid em linha reta é de 503 quilómetros, enquanto da nossa capital a Rabat, em Marrocos, são apenas 561 quilómetros), na sua essência continua a ser-nos desconhecida. Sim, é verdade, se calhar conhecemos bem Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe, mas porque nos unem laços históricos. Mas, o que se passou nesses territórios antes de lá chegarmos, ou antes de chegaram os outros colonizadores ocidentais a África? Quanto a isso pouco se sabe, mas é possível começar a conhecer algo mais lendo este Uma Breve História de África, livro escrito de forma sucinta e clara, e assim a chave ideal para começar a abrir as portas do conhecimento.
Gordon Kerr não se alonga em grandes descrições e explicações, nem em julgamentos, e muitos haveria a fazer dada a profusão de guerras e conflitos que assolaram (e assolam) o continente africano. Limita-se o autor a ser factual, cabendo a quem lê, caso o entenda, fazer os seus juízos. Recolhidas estas pistas, poderá o leitor partir para outras leituras mais específicas, desenvolvendo o seu conhecimento sobre o berço da civilização.
Uma boa leitura para quem pretenda que África seja algo mais do que as nossas cinco ex-colónias ou de que um mero destino turístico.

Autor: Gordon Kerr
Título Original: A Short History of Africa: From the origins of the human race to the Arab Spring
Editora: Bertrand
Tradução: Pedro Carvalho
Ano de Edição: 2013
Páginas: 184
Sinopse: «África. O berço da civilização. Dos primórdios da era humana no continente africano pré-histórico à “chamada Primavera Árabe” de 2011, Gordon Kerr apresenta uma introdução abrangente à vasta história deste enorme continente.
Começa pelas origens da raça humana e pelo desenvolvimento da tecnologia na Idade da Pedra, percorre as eras antiga e medieval e aborda o significado da presença árabe, os estados muçulmanos e o comércio transariano.
A obra prossegue com a ascensão e queda de estados-nação e reinos antes da chegada dos europeus; o Império do Gana, os reinos da Floresta e da Savana, Ioruba, Oyo, Benim, Ashanti, Luba, Luanda, Lozi e muitos outros, o início do comércio de escravos, bem como as conquistas europeias e a colonização da áfrica subsariana, a “Corrida por África”.
Por fim, o autor avança para os frequentes e amargos conflitos pela independência, começando no período de colonização e exploração do continente, e culminado com a análise da África do século XXI.»

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s