Hoje há novo Nobel nas livrarias: «O Herói Discreto», de Mario Vargas Llosa

PrintO Herói Discreto, assim se chama o novo romance de Mario Vargas Llosa, escritor peruano que conquistou em 2010 o Nobel da Literatura. A obra, editada pela Quetzal, sai hoje (20 de setembro) e sucede a O Sonho do Celta e ao conjunto de ensaios A Civilização do Espetáculo, dedicados ao estado da cultura na atualidade.
Mario Vargas Llosa, que nasceu em março de 1936 no Peru, abandonou o seu país em 1959 para ir estudar na Universidade Complutense de Madrid, passando depois a residir em Paris. A seguir, passou pela Grécia, de novo Paris, Londres e Barcelona, até que em 1974 regressou ao Peru, onde conseguiu finalmente, dedicar-se em exclusivo à literatura e ao jornalismo. Depois, e até ao Nobel… foi o que se viu: A Tia Júlia e o Escrevedor, A Festa do Chibo, A Guerra do Fim do Mundo, A Casa Verde ou O Paraíso na Outra Esquina.

Sinopse: «Felícito Yanaqué é um homem de cinquenta anos, respeitado pela comunidade e proprietário de uma empresa de transportes que fundou e fez prosperar na cidade de Piura, no noroeste do Peru. Sem instrução, oriundo de uma família pobre e gestor cuidadoso dos seus bens, Felícito conquistou tudo a pulso, de uma forma tranquila, discreta e constante, atributos que se poderiam também aplicar à sua personalidade. Casado, com filhos já adultos, Felícito Yanaqué mantém uma amante de longa data, exuberante beleza da cidade. E também outra relação – não de natureza sexual – com Adelaida, uma vidente cujo conselho Felícito segue quase sempre, quer se trate de negócios ou de matéria puramente pessoal ou, mesmo, íntima.
Tudo corre bem na sua cidade; tudo normal. Só que Felícito Yanaqué começa a receber cartas anónimas de extorsão; e quando a ameaça de represálias passa à concretização, Yanaqué decide resistir a tudo isto sem apoio, estoica e discretamente. Como um herói.»

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s