«After Earth – Depois da Terra» – Peter David (ideia de Will Smith)

chamempolicia_capa.inddAfter Earth – Depois da Terra é o livro oficial do novo filme de M. Night Shyamalan (protagonizado por Will Smith e Jaden Smith) que estreou em Portugal a 11 de julho. Ainda não vi o filme, mas já li o livro (é assim que gosto de fazer para depois verificar se a minha visão idealizada coincide com a do realizador), quanto mais não seja porque fui um dos tradutores, a par de Renato Carreira, desta edição da Saída de Emergência.
Desde já posso dizer que estou muito curioso com a versão cinematográfica, pois gostei bastante do livro, escrito por Peter David, especialista neste género de adaptações. E apesar de todas as críticas negativas que têm sido feitas ao filme – agora está na moda desancar no Shyamalan, que teve o «azar» de realizar o «O Sexto Sentido» logo no início da carreira – não conto com grandes surpresas, pois por norma estas versões oficiais respeitam na íntegra o argumento.
E posso garantir que estamos perante uma bela aventura, com uma mensagem ecológica, dividida entre dois mundos, a «esgotada» Terra, que deixou de servir de lar à Humanidade, e Nova Prime, o novo mundo que acolheu os «eleitos» do velho e corroído planeta do sistema solar.
A escrita é simples e ritmada, tal como a estrutura desta obra de ficção científica, privilegiando a ação, mas sem esquecer questões como a família e as suas relações, a política, a religião, sem aprofundar estes temas, mas enquadrando-os adequadamente no enredo.
Como em qualquer obra de ficção científica que se preze, há algumas ideias futuristas bem trabalhadas, tanto a nível de viagens no espaço como, inevitavelmente, de armamento. São soluções credíveis dentro do contexto do mundo «criado» para esta história, que apresenta também algumas novidades a nível de organização política e governativa, com os destinos de Nova Prime a serem dirigidos por uma «troika» (não daquele tipo que infelizmente conhecemos no Portugal real) onde estão em pé de igualdade os poderes militar, religioso e científico. Regra fundamental: nunca desrespeitar o equilíbrio ambiental, pois ninguém esquece o que aconteceu à Terra.
À Terra é precisamente onde vão parar Cypher e Kitai Raige, pai e filho, o primeiro um general de topo especialista em caçar Ursas e o segundo um adolescente que pretende seguir as pisadas do pai, que venera tanto quanto teme. Únicos sobreviventes de uma nave que, após uma série de infelizes eventos, se despenha na Terra, têm de enfrentar um planeta que se «revoltou» contra o ser humano. Sozinhos e debilitados no planeta, pai e filho têm assim à força a possibilidade de resolveram ou enfrentarem tudo o que os afasta. Na segunda parte do livro surge a maioria da ação, quando Kitai dá por si sozinho no terreno em virtude da incapacidade física do pai. Um confronto/reencontro entre pai e filho, obrigados a unir esforços em nome da sobrevivência mútua.
Note-se que os Raige são assim uma espécie de família representativa do espírito de Nova Prime, pois desde a partida de Terra em 2072 desempenharam papéis cruciais, em varias áreas, na história do «novo mundo».
Há em Depois da Terra uma série de histórias paralelas, em diferentes janelas de tempo (nomeadamente os últimos dias na Terra antes do êxodo), que ajudam a compreender o que representa Nova Prime, como chegou ao «presente» – cerca de 1000 Depois da Terra (D.T.) – e principalmente quem são os seus habitantes e que perigos enfrentam, nomeadamente os temíveis Skrel. Trata-se de um povo oriundo de outro mundo que, determinado a expulsar os humanos do seu planeta sagrado, envia para lá uma arma terrível, as Ursa, fera assassina cujas sucessivas gerações, cada vez mais aprimoradas, atormentam ao longo de séculos os habitantes de Nova Prime.
Todas estas histórias paralelas deixam suficientes pistas para novos projetos no âmbito desta obra, que por certo obterão luz verde se o filme alcançar o ambicionado sucesso.
Em resumo, uma boa obra de ficção científica, na vertente da ação, onde estão presentes os elementos essenciais para captar a atenção do leitor apreciador do género.

Sinopse: «O general Cypher Raige, do Corpo Unificado de Patrulheiros, é apenas o último de uma longa linhagem de heróis. Durante mil anos, desde que o apocalipse ambiental dominou a Terra, os Raige foram um instrumento fundamental para a sobrevivência da humanidade. Lideraram o caminho quando os sobreviventes foram forçados a abandonar a Terra, instalaram-se num planeta inóspito ao qual chamaram Nova Prime, enfrentaram a chacina por parte de uma misteriosa força alienígena e estabeleceram um novo lar na ponta mais longínqua da galáxia.
Cypher acabou de regressar para junto da família após uma prolongada missão no exterior. Para o seu filho de treze anos, Kitai, acompanhar o lendário pai é a aventura de uma vida – e uma oportunidade para salvar a relação deles.
Mas, quando um asteroide colide com a nave deles, despenham-se e Cypher fica seriamente ferido, correndo risco de vida. Kitai Raige sempre quis provar que estava à altura de conviver com um apelido tão ilustre. E agora, talvez cedo de mais, terá a sua oportunidade. Com a vida do pai em risco, Kitai tem de se aventurar em terreno desconhecido e hostil num novo mundo que parece estranhamente familiar: a Terra.»

Autor: Peter David (segundo ideia de Will Smith)
Título original: After Earth
Editora: Saída de Emergência
Tradução: Rui Azeredo e Renato Carreira
Ano de Edição: 2013
Páginas: 236

Advertisements

4 responses to “«After Earth – Depois da Terra» – Peter David (ideia de Will Smith)

  1. Pingback: «After Earth - Depois da Terra» - P...

  2. Pingback: «A Fera Perfeita», prequela de After Earth – Depois da Terra», «ataca» a 1 de novembro | Porta-Livros

  3. Pingback: «After Earth – A Fera Perfeita» – Michael Jan Friedman, Robert Greenberg e Peter David | Porta-Livros

  4. Não podemos negar que, Depois de Terra é um filme que enquanto ele tem o melhor roteiro, é cheio de criatividade e efeitos visuais agradáveis!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s