«Viagens e Outras Viagens», inédito de Antonio Tabucchi, sai a 13 de maio

Viagens e Outras ViagensHoje, Dia do Mundial do Livro, foi anunciado pela Dom Quixote que a 13 de maio será lançada uma obra inédita em Portugal de Antonio Tabucchi, intitulada Viagens e Outras Viagens. Um livro que, como dá para perceber pelo título, reúne escritos de Tabucchi sobre as suas viagens.

Sobre o livro: «“Sou um viajante que nunca fez viagens para escrever sobre elas, o que sempre me pareceu estúpido. Seria como se alguém quisesse apaixonar-se para escrever um livro sobre amor.”
Mas é verdade que Antonio Tabucchi viajou muito. E que escreveu sobre as suas viagens. Textos com destinos diversos e até agora inevitavelmente dispersos. Este livro inverte essa tendência: convoca os lugares visitados e revistados reunindo-os numa obra muito especial em que, sobre o mapa do mundo, se desdobram as vastas leituras que anteciparam, provocaram e sempre acompanharam as viagens.
E assim vemos Antonio Tabucchi sentado no pedestal da estátua do abade Faria em Goa; diante do templo de Poseidon no cabo Sunion, na Grécia; no “cemitério marinho” de Sète, no Languedoque. E aí, com ele, partilhamos as reminiscências d’O Conde de Monte Cristo, os versos de Sophia de Mello Breyner, o “mar que se repete” de Paul Valéry.»

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s