«Morte com Vista para o Mar» – Pedro Garcia Rosado

Capa Morte com Vista para o MarPedro Garcia Rosado prossegue, agora na Topseller, a sua «cruzada» pelo «bem-estar» do policial português. O seu mais recente contributo, Morte com Vista para o Mar (e com este já lá vão oito thrillers), é mais um bom exemplo daquilo que se deve/pode esperar de um policial contemporâneo. Tem uma boa história, personagens credíveis e apresenta um bem elaborado e preciso retrato da sociedade portuguesa, nomeadamente dos jogos de interesses que ensombram muitas das autarquias.
Além disso, o escritor continua (e ainda bem) a não temer introduzir cenas bastantes violentas onde quase dá para ver o próprio sangue, que escorre abundantemente.
Tudo começa, como não podia deixar de ser, com um crime, bastante violento por sinal, ou não fosse utilizado um machado, que ocorre nas Caldas da Rainha (é bom que se verifique este tipo de «descentralização» na literatura portuguesa), do qual resulta a morte de um antigo professor. Patrícia Ponte, inspetora da PJ que em tempos manteve uma relação com a vítima, investiga o caso e pede a ajuda do seu ex-marido, Gabriel Ponte, também ele inspetor da PJ, mas já reformado e a viver na zona onde decorreu o assassínio. O professor estaria prestes a denunciar um esquema de corrupção e lavagem de dinheiro, mas com o decorrer da investigação vai-se percebendo que as causas do crime poderão ter sido outras. Só que, ao remexer no lodo, as águas vão ficando cada vez mais turvas e envolvendo cada vez mais gente, desde governantes a investidores.
Grão a grão, Pedro Garcia Rosado vai-nos «alimentando» com mais dados, laçando-nos de uma maneira que nos deixa perfeitamente envolvidos e que nos prende até ao final da história, que se desenvolve a um ritmo crescente. Um toque aqui e um toque ali servem para nos prender a atenção constantemente e um dos melhores exemplos é a introdução de um terceiro elemento, a jornalista Filomena Coutinho, que não só serve para desenvolver a faceta pessoal das personagens como para denunciar uma certa maneira de funcionar de alguns órgãos de comunicação social. Nota-se que o autor se movimenta com à-vontade nos meios que retrata (as forças policiais, as autarquias, as empresas obscuras e a comunicação social), o que só dá mais credibilidade a este Morte com Vista para o Mar e ao mundo que pretende retratar.
Com a sua escrita simples (mas não básica) e direta, Pedro Garcia Rosado ganhou de novo a aposta, e ganha também o leitor que se dedique a este livro, seja ou não amante de policiais.
Note-se que Morte com Vista para o Mar marca o arranque de uma nova série, dedicada às investigações de Gabriel e Patrícia Ponte, assim como de Filomena Coutinho, e para setembro de 2013 está marcada a «estreia» de um novo episódio: Morte na Arena: A Descida aos Infernos. Ficamos à espera!

Sinopse: «Nas traseiras de uma moradia isolada nas Caldas da Rainha, um professor de Direito reformado aparece morto à machadada. Patrícia, inspetora-coordenadora da Polícia Judiciária, pede ajuda ao ex-marido Gabriel Ponte, antigo inspetor da PJ, que assim regressa ao mundo da investigação criminal. Meses antes, o professor tinha contactado Patrícia, sua antiga aluna e amante, para denunciar a existência de um esquema de corrupção e de lavagem de dinheiro em torno do projeto de um empreendimento turístico gigantesco nas falésias da costa atlântica.
As primeiras provas apontam para que este homicídio seja resultado de um affaire com uma mulher casada, mas poderá o professor ter sido assassinado por saber demais?»

Autor: Pedro Garcia Rosado
Editora: Topseller
Ano de Edição: 2013
Páginas: 310

Anúncios

One response to “«Morte com Vista para o Mar» – Pedro Garcia Rosado

  1. Pingback: Já está à venda «Morte nas Trevas», novo «thriller» de Pedro Garcia Rosado | Porta-Livros

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s