«O Velho do Rio Sem Nome», de Vítor Burity da Silva, na coleção Literatura Plural

pe-rioA Porto Editora recheou a coleção Literatura Plural, dedicada a autores africanos, com mais um romance de Vítor Burity da Silva, intitulado O Velho do Rio Sem Nome. O livro, que estará também à venda em Angola e Moçambique através da Plural Editores, sucede a Rua dos Anjos, Este Lago não Existe e Novembro.

Sinopse: «“Ao longe uma silhueta descontraída, vestida de tarde, um homem subia a ladeira na calma amarelada do dia que suportava uma beleza silenciosa. Um velho com os seus noventa e um anos (a idade não serve só para envelhecer), magro, de mãos enrugadas, vestido de negro, rosto cansado pelos tantos anos já vividos sobre aquela face que, tantas tardes, como aquela já viu e viveu. Sobe com a energia possível, carregado de umas folhas verdes que apanhara nas margens do rio Kuanza, chega ao cimo transpirado. Não o percebo nem o entendo, mas confio no saber dos anos. A este, dei do meu comer, e dele a inspiração para este título: O Velho do Rio Sem Nome.”»

Anúncios

3 responses to “«O Velho do Rio Sem Nome», de Vítor Burity da Silva, na coleção Literatura Plural

  1. Um amigo perguntou-me (ainda não faz muito tempo), se eu já tinha lido algum livro de Vitor Burity da Silva. Respondi-lhe que “não, nunca li nada desse escritor”. “Pois lê o livro Novembro”. Agora saiu “O Velho do Rio Sem Nome” e fico indeciso por qual deles começar. Talvez faça a vontade ao meu amigo e comece pelo “Novembro”, embora gostasse de saber um pouco mais sobre este autor. Quem poderá ajudar-me?

  2. Boa noite, Armando – anda por ai algures uma entevista ao autor no Porta Livros, se ajudar , abraco

  3. Boa noite, Rui.
    Sim, li a entrevista “agorinha” mesmo, de 2009, não é? Ajudou um pouco mas, nestas coisas da literatura (como em tantas outras), o melhor é meter “mãos à obra”. Acho que vou começar com o Novembro. Obrigado.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s