«O Lar da Senhora Peregrine Para Crianças Peculiares» – Ransom Riggs

capa_SenhoraPeregrineEste romance editado pela Contraponto é muito mais do que a capa possa sugerir. Parece um livro assustador, mas, não deixando de o ser, é isso sim uma bela história num mundo de magia e fantasia que não pode deixar de ser emocionalmente associada às aventuras de Peter Pan.
A primeira ideia do autor, Ransom Riggs, era publicar um álbum com uma série de fotografias antigas estranhas que descobrira, mas, desafiado pela sua editora, acabou por escrever um romance inspirado nessas mesmas imagens. Pois ainda bem que o fez, uma vez que dessa ideia nasceu a história de Jacob, um complicado adolescente americano de 16 anos (ainda mais complicado do que um teenager normal) muito ligado ao seu avô, um homem conhecido por contar histórias mirabolantes alegadamente verdadeiras. Após a morte do avô em circunstâncias estranhas e violentas, Jaco torna-se um rapaz ainda mais complicado e fechado em si próprio. Os pais acabam por concordar que a solução para tal pode passar por um melhor conhecimento do passado do avô. Assim, Jacob e o pai viajam então para uma ilha remota do País de Gales na senda do passado do seu avô e o rapaz acaba por literalmente  viajar no tempo até à Segunda Guerra Mundial. É que nessa ilha Jacob descobre numa casa abandonada um portal que dá acesso ao passado, onde finalmente verá esclarecidas todas as dúvidas em relação ao avô e a si próprio. Do outro lado do portal depara-se com um grupo de crianças peculiares, com quem irá espantar-se e viver grandes aventuras e desvendar mistérios de passado/presente.
Mesmo sendo uma obra com grande aposta nos diálogos, apresenta boas descrições de lugares e ambientes e presenteia o leitor com um final pleno de acção e emoção.
O romance, aparentemente, será vocacionado para os mais jovens, mas não duvidem de que é bem apropriado para os mais velhos dado o seu imaginativo e bem concebido enredo, capaz de assustar, intrigar e maravilhar.

PS – O livro está recheado com as tais fotos estranhas que Ransom Riggs descobriu.

Sinopse: «Uma ilha misteriosa. Uma casa abandonada e uma estranha coleção de fotografias peculiares.
Uma terrível tragédia familiar leva Jacob, um jovem de 16 anos, a uma ilha remota na costa do País de Gales, onde vai encontrar as ruínas do lar para crianças peculiares, criado pela senhora Peregrine.
Ao explorar os quartos e corredores abandonados, apercebe-se de que as crianças do lar eram mais do que apenas peculiares; podiam também ser perigosas. É possível que tenham sido mantidas enclausuradas numa ilha quase deserta por um bom motivo. E, por incrível que pareça, podem ainda estar vivas…
Um romance arrepiante, ilustrado com fantasmagóricas fotografias vintage, que fará as delícias de adultos, jovens e todos aqueles que apreciam o suspense.»

Autor: Ransom Riggs
Título original: Miss Peregrine’s Home for Peculiar Children
Editora: Contraponto
Ano de Edição: 2012
Páginas: 344

Anúncios

2 responses to “«O Lar da Senhora Peregrine Para Crianças Peculiares» – Ransom Riggs

  1. Pingback: «Miss Peregrine» passa com distinção do papel ao grande écrã | Porta-Livros

  2. Pingback: «A Biblioteca das Almas» encerra a trilogia das crianças peculiares da Senhora Peregrine, de Ransom Riggs | Porta-Livros

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s