Sugestões para um cabaz de Natal (Parte II – Os mais velhos)

Depois de ter montado e apresentado um cabaz de Natal para os mais novos, agora é a vez de preparar um para os «adultos». Ou seja, o que aqui faço, basicamente, é apresentar uma série de sugestões de prendas em forma de livro.
CAPA_MARILYN.inddO meu cabaz de Natal para um público mais «crescido» começa com um belo álbum dedicado a Marilyn Monroe, intitulado Fragmentos, que inclui poemas, cartas e notas íntimas da célebre actriz. São textos inéditos escritos pelo punho da sex symbol entre 1943 e 1962. O livro, editado pela Objectiva, tem prefácio de Antonio Tabucchi e apresenta ainda uma série de fotos de Marilyn no seu dia a dia, uma breve biografia e a reprodução do elogio fúnebre feito por Lee Strasberg, assim como as capas de alguns livros da biblioteca pessoal da actriz. Como curiosidade, pode referir-se que entres se contam The Secret Agent, de Conrad, Madame Bovary, de Flaubert, A Farewell to Arms, de Hemingway, e On the Road, de Kerouac.
O Corsário dos Sete Mares - Fernão Mendes PintoOutra excelente opção de prenda literária é O Corsário dos Sete Mares, de Deana Barroqueiro, romance histórico sobre Fernão Mendes Pinto e as suas viagens que nos leva, isso mesmo,  numa longa viagem de mais de 600 páginas. Do bom pedaço que já li deste livro retenho uma linguagem cuidada e rica que descreve pormenorizadamente, mas sem aborrecer, partes importantes da História de Portugal a um ritmo de aventura, traçando um vivo retrato da época dos Descobrimentos. Escrito com um detalhe precioso, o livro de Deana Barroqueiro, uma edição Casa das Letras, transporta-nos para uma outra época e faz de nós, leitores, testemunhas e participantes desta peregrinação pelo século XVI. Um livro de um colorido e uma vida excepcionais capaz de cativar quem gosta de História e/ou grandes aventuras.
Histórias Secretas de Reis PortuguesesJá que andamos pela História de Portugal, que tal vasculhar as Histórias Secretas de Reis Portugueses? Trata se de uma obra de Alexandre Borges, numa edição Casa das Letras, que nomeadamente fala de um rei que queria ser papa mas não foi, da república que teve um rei do Porto, de um monarca que perdia a cabeça com freiras e da rainha louca que trancou uma santa num baú.
CapaXSem sair da História mas saindo de Portugal, vamos viajar no tempo ate à Segunda Guerra Mundial. Este é precisamente o título do livro de Antony Beevor, historiador que nos leva desde a invasão da Polónia em 1939 até 1945 e o rescaldo da guerra. Trata-se de uma edição Bertrand e são mais de 1000 páginas resultado de uma exaustiva investigação.
sde-corsarioRegressando aos corsários, mas agora do mundo da fantasia, sugiro O Corsário do Rei, de Raymond E. Feist (uma edição Saída de Emergência),  segundo e derradeiro volume da série Os Filhos de Krondor, iniciada com O Príncipe Herdeiro – mas dá perfeitamente para ler isolado do primeiro volume. Este que é até agora o meu livro preferido do autor entre os que traduzi do autor conta a história de Nicholas, o filho mais velho do príncipe Arutha, que se aventura até bem longe da sua pátria para resgatar duas amigas, mas que se depara com algo de dimensões bem maiores, que pode pôr em risco todo o mundo de Midkemia. Trata-se de um verdadeiro romance de aventuras, com viagens marítimas, abordagens, piratas, lutas, etc. Ou seja, um romance de aventuras à antiga!

ts-alexMontes de acção
Para quem gostar de livros trepidantes, uma boa opção é oferecer Alex Cross, um policial de James Patterson, autor norte-americano que vende milhões por todo o mundo. Se duvida que este livro, editado pela Topseller,  tem um ritmo alucinante, repare neste pormenor: são 377 páginas, e dentro delas cabem 121 capítulos. Ou seja, pouco mais de 3 páginas por capítulo para contar a história de um polícia de Washington, Alex Cross, que vê a sua mulher ser assassinada à sua frente por um desconhecido. Uns anos mais tarde, abandona a polícia e torna se psicólogo e um bem-sucedido escritor de policiais. Quando a vida parece ter regressado a normalidade, o seu antigo parceiro na polícia aparece  e pede-lhe ajuda para capturar um assassino e Alex Cross nem imagina que estará prestes a enfrentar o causador da morte da sua mulher. Alex Cross chegará em breve às salas de cinema, tal como…
asa-reacherJack Reacher. Este é o nome da personagem criada por Lee Child e que será interpretado por Tom Cruise, num filme a estrear pouco depois do Natal. A ASA lançou recentemente 61 Minutos, thriller onde Jack Reacher se depara, no meio do Dakota do Sul, com uma violenta tempestade de neve e um acidente com um autocarro turístico. Reacher irá arriscar a vida para proteger uma importante testemunha, ameaçada por um assassino.

os irmaos sisters PRODDo western às histórias de amor
Outro tipo de aventura e o que nos propõe Patrick DeWitt com Os Irmãos Sisters, um western à antiga cuja acção decorre em 1851, a era da corrida ao ouro na Califórnia. Os protagonistas deste livro editado pela Alfaguara são os dois irmãos Eli e Charlie, que se fazem à estrada para cumprir uma missão. O alvo deles é um homem misterioso envolvido na prospecção de ouro. Vão ter de o abater mas após uma grande odisseia constatam tratar-se do inventor de uma fórmula mágica que pode fazer muita gente rica.
CapaNoutro tipo de registo, sugiro Erri de Luca, nome de referência da literatura italiana cujo seu mais recente romance, Montedidio, foi editado pela Bertrand. Trata-se de uma história passada em Nápoles, mais precisamente num dos seus bairros, Montedidio, ou seja, Monte de Deus. O protagonista é um rapaz de treze anos que aprende um ofício, o italiano e o ammore – com dois emes. Em segredo, treina-se para fazer voar um pedaço de madeira e entretanto um seu amigo, um velho sapateiro judeu vindo do Norte da Europa, vê finalmente chegar a realização de uma profecia, sob a forma de um bater de asas…
pe-cadaCada Dia, Cada Hora, de Nataša Dragnić, lançado pela Porto Editora, conta a história de Dora e Luka que sentem, «cada dia, cada hora», estar destinados um ao outro. Em crianças eram inseparáveis, até que a família de Dora parte da pequena cidade croata onde viviam. Dezasseis anos mais tarde, o destino volta a uni-los, mas em Paris. Mas, como seria de esperar, nem tudo são rosas…

121202 CAPA.inddLembra-se de A Laranja Mecânica?
A Laranja Mecânica, livro de Anthony Burgess que ficou imortalizado pela versão cinematográfica de Stanley Kubrick, está a comemorar 50 anos, pois a sua primeira edição data de 1962. A Alfaguara lançou recentemente a edição especial deste livro, que recupera o texto do romance tal como o autor o concebeu. Além disso, o livro inclui uma série de entrevistas, artigos e recensões, assim como reproduções do manuscrito com anotações e ilustrações. Mas não é tudo… esta edição inclui também um glossário de Nadsate, a língua inventada por Burgess neste romance.

plv-ermidaBanda desenhada
Por fim, duas sugestões de banda desenhada. Comecemos por A Ermida, de Rui Lacas, álbum editado pela Polvo que se inspirou na Ermida Nossa Senhora da Conceição, integrada na iniciativa cultural e pluridisciplinar Projecto Travessa da Ermida. O livro relata as peripécias do padre Fortunato vividas na Travessa do Marta Pinto, em Belém, onde se localiza o Projecto Travessa da Ermida. Com um enredo em torno de uma procissão e de jóias roubadas, esta história termina com um final insólito e surpreendente.
osirisOsíris, da série Keos, criada por Jacques Martin, um dos meus autores preferidos de BD, era para sair em Janeiro, mas a nova editora NetCom2 decidiu (e ainda bem) antecipar o lançamento para 18 de Dezembro. Neste primeiro álbum da série vemos como após a Morte de Ramsés II e de o seu escudeiro ter sido levado para morrer com ele, o filho deste, o jovem Keos, se torna órfão e amigo e conselheiro do novo faraó Minepath e de Moshe (Moisés). Este último vê em Keos o mais nobre dos filhos do Egipto.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s