Sugestões para um cabaz de natal (Parte I – Os mais novos)

Vou ser completamente banal e tal como todos os outros aproveitar para sugerir uns quantos livros como prendas de Natal, começando pelas crianças e mais jovens.
capa_CasaDeBonecasUm dos que mais me cativou nestes últimos tempos foi Casa de Bonecas, uma edição de luxo (mais uma) da Arteplural, que serve para as crianças lerem, brincarem e aprenderem pois mostra, em traços gerais, como eram as casas no século XIX. A família Castro é a nossa anfitriã e abre-nos as portas (e janelas) de sua casa (literalmente, pois o que não faltam neste álbum são janelinhas, mais de 150, para as crianças abrirem). Há ainda uma série de bonecos destacáveis (os elementos e criados da família) que assim percorrem com o leitor as inúmeras divisões da casa, possibilitando aos «visitantes» a criação de histórias dentro do próprio livro. Referência ainda para a existência de um jogo dentro de Casa de Bonecas, pois em cada divisão estão presentes dois objectos que não são daquela época e que cabe ao leitor descobrir. Está avisado, toca a visitar os Castro na Alameda das Acácias n.º 51.
365_historias_disneyMas Natal sem Disney não é propriamente Natal e como Natal é sempre que uma criança quiser, nada melhor do que oferecer um livro com 365 histórias para ler de Janeiro a Dezembro. 365 Histórias Disney, das Publicações Dom Quixote, reúnem cerca de 40 personagens Disney/Pixar, oriundas de conhecidas aventuras como Carros, a Bela e o Monstro, Mickey Mouse, a Pequena Sereia, Nemo, a Princesa e o Sapo, os Incríveis, Monstros e Companhia, Entrelaçados, os brinquedos do Toy Story, Ratatui, Bolt, Winnie The Pooh e o Rei Leão. Além disso, no final do livro a criança, já inspirada, pode escrever e ilustrar a sua própria história.
lanterna_capaPNGE da Disney podemos passar para os «rivais» cinematográficos, a Dreamworks, e deleitar-nos com os heróis de A Origem dos Guardiões, entre os quais figura nomeadamente um… Pai Natal, embora algo diferente do habitual, tal como o Coelhinho da Páscoa, aliás. Entre nós, os livros relativos a este belo filme foram editados pela Zero a Oito e entre os vários disponíveis sugerimos o Livro Lanterna que, com recurso a uma «lanterna mágica», nos conta a história do filme e dos seus «bizarros» heróis.
Capa Branca de Neve low2Já que se fala de personagens clássicas, a próxima sugestão vai para mais uma versão de Branca de Neve, esta com ilustrações do francês Benjamin Lacombe. Trata-se de um belíssimo álbum da Paleta de Letras que dá nova vida (mais uma vez) à história dos irmãos Grimm. Mas atenção, é muito mais do que apenas «mais» uma versão.
dq-cinderela.jpgOra já que estamos nos clássicos e que tal da Branca de Neve saltar para a Cinderela e para o João, Pé de Feijão? A Dom Quixote propões duas versões para crianças dos 0 aos 3 anos, assinadas, respectivamente, por Marion Billet e Laurent Richard. São dois livros para «ler com a ponta dos dedos», pois apresentam texturas novas para tocar, pop-ups e efeitos especiais.
en-Querido Pai Natal 70KA Educação Nacional lançou um livro especialmente dedicado à quadra natalícia, Querido Pai Natal, da autoria de Kathryn White e Polona Lovsin. Trata-se de um belo álbum que traz papel de carta e envelopes para as crianças poderem escrever ao Pai Natal. Já a história tem por protagonista um ursinho que, ao brincar na neve, é atingido por um sopro de vento que traz até ele uma misteriosa carta dirigida ao Pai Natal. Sem saber a quem pertence, pede ajuda ao Coelhinho e os dois amigos partem assim para uma aventura cheia de aventuras em busca do Pai Natal.

0a8-Camila_HistoriasFadas e contos
Também para os mais pequenos de entre os mais pequenos uma boa sugestão serão os livros da colecção As Fadas dos Doces, mais uma proposta da Zero a Oito. As protagonistas são duas fadas, consideradas as mais doces do universo, que se chamam Carlota e Camila. No mundo delas, tudo é doce e não falta cor e magia, associadas à amizade, à entreajuda, à coragem e à persistência. Para oferecer às crianças pode optar entre Camila, a fada dos Cupcakes: Livro de Histórias, Camila, a fada dos Cupcakes: Livro de Pintar com autocolantes e Carlota, a fada dos Chupa-chupas: Livro de Histórias.
pe-ovelhaA colecção Hora do Conto, da Porto Editora, é destinada a crianças em idade pré-escolar e os quatros volumes já lançados são todos de autores portugueses. Cada dia… sua magia, de Lourdes Custódio, Coisas de bichos, de Fernando Mendonça, A ovelha que fazia múuu, de Isabel Fernandes Pinto, e Casinha de bonecos, de Maria Inês Almeida, são os livros que integram esta colecção onde os autores exploram temáticas diferentes, através de tipologias de texto também distintas: prosa, poesia e teatro. As ilustrações surgem assinadas por Sónia Cântara, Zeka Cintra, Luciana Bicalho e Joana Quental. No final de cada um dos livros há sugestões de actividades para que pais e educadores de infância possam continuar a explorar as respectivas temáticas.

te-expressoes_com_historia.jpga_vida_no_mundo.jpgAprender e entreter
Para as crianças com mais de 7 anos sugerimos, de Alice Vieira, Expressões com História, um livro da Texto Editora ilustrado por Ricardo Cabral que, através de pequenas histórias, explica o significado e a origem de, entre outras, expressões como «Eureka!», «tirar o pai da forca», «com sete pedras na mão» ou «fazem ouvidos de mercador».
Ainda para esta faixa, a Texto Editora propõe A Vida no Mundo, um livro com 50 abas para levantar que revelam pessoas e factos fantásticos de todo o mundo como por exemplo: Quem agita uma bandeira no Carnaval do Rio?, porque é necessária uma câmara dolly num cenário cinematográfico?, como se marca um touchdown no futebol americano?, sambistas animados no Rio de Janeiro, a vida numa aldeia africana, um movimentado cenário cinematográfico de Bollywood, etc.

3d copyLivros «activos»
E quem não conhece o Panda? Pois se pretende um livro que é algo mais do que um livro, que tal este Livro Panda Atelier, que além do mais traz junto um DVD com 14 episódios do programa que lhe dá titulo, do Canal Panda. Este livro, uma edição Zero a Oito, apresenta montes de páginas com ideias para fazer em casa, seja com a família, seja com amigos, ou com todos ao mesmo tempo J. O livro apresenta dicas originais sobre trabalhos manuais acessíveis aos mais novos.
A-Caverna-das-PistasA Caverna das Pistas, de David Glover (com ilustração de Tim Hutchinson), integra a colecção Aventuras Matemáticas, entre nós editada pela Educação Nacional. Não se assustem com a palavra «Matemáticas», pois este é um bom exemplo de um livro para ler e entreter, pois ao longo das suas páginas, que se percorrem aos «saltos», é preciso fazer cálculos para se descobrir o rumo a seguir até se descobrir onde o pirata Barba Negra escondeu o seu ouro. Se falharem nas contas… podem ficar presos na caverna, para sempre! Este livro bem animado proporciona horas de diversão e leitura e dá às crianças a sensação de estarem a participar numa verdade aventura.

pe-alunaPara adolescentes em busca de aventuras
Para os mais velhos deixamos aqui duas sugestões da Porto Editora, cheias de aventura e emoção, uma portuguesa, outra estrangeira. Comecemos por Portugal, com a terceira história de Duarte e Marta, O Caso da Aluna Desaparecida, que coloca os protagonistas em busca de uma colega desaparecida durante uma festa nocturna na escola. Neste livro, assinado por Maria Inês Almeida e Joaquim Vieira, os dois jovens tentam apurar quem poderá tê-la levado, mas tudo se complica quando, durante a investigação, também Marta desaparece.
pe-popA outra sugestão é o primeiro volume da nova série da CHERUB, de Robert Muchamore, intitulado República Popular. Ryan é o mais recente recruta da CHERUB. Tem apenas 12 anos, acabou a recruta há oito meses e, apesar de inexperiente, foi destacado para a sua primeira missão: tornar-se amigo de Ethan Aramov, um miúdo rico e mimado que vive na Califórnia e é neto da mulher que comanda, a partir do Quirguistão, um multimilionário império internacional de crime organizado.
Espero que gostem destas «pistas» e tenham sucesso a oferecer livros a crianças!

Anúncios

One response to “Sugestões para um cabaz de natal (Parte I – Os mais novos)

  1. Boas dicas para crianças!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s