Fotojornalista Alfredo Cunha apresenta «A Cortina dos Dias» em Lisboa, Porto e Braga

Nassíria-Nassiriya2003O conceituado fotojornalista Alfredo Cunha (com quem tive o prazer de me cruzar em O Comércio do Porto) apresenta dentro de dias o seu novo livro de fotografia A Cortina dos Dias / Obscured by Shadows, obra que cobre o seu percurso profissional e, dessa forma, a História das últimas quatro décadas. O livro, uma edição Porto Editora, vai ser apresentado em Lisboa (Fundação José Saramago, dia 14 de Dezembro às 18h00), no Porto (Centro Português de Fotografia, dia 15 às 16h30) e Braga (Livraria Centésima Página, dia 16, às 18h00).
pe-cortina«Alfredo Cunha é um mestre e a câmara, manipulada por ele, imortaliza a passagem do tempo enquanto imprime dignidade e poder aos sujeitos que vivem nas suas imagens», escreve João Silva, fotojornalista do New York Times, num dos dois prefácios de A Cortina dos Dias / Obscured by Shadows. O outro é da autoria da jornalista e crítica de fotografia Maria do Carmo Serén.
O álbum, com 280 páginas, imortaliza acontecimentos como o 25 de Abril, a descolonização portuguesa, a guerra no Iraque, entre outros. Como saliente João Silva no prefácio, «Alfredo Cunha tem sido uma testemunha do mundo à sua volta nas últimas quatro décadas e é por isso um cronista da nossa época (…) A fotografia do Alfredo celebra a resiliência do espírito humano contra a adversidade.»

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s