Quid Novi apresenta «Markéta Lazarová», de Vladislav Vančura

A Quid Novi editou Markéta Lazarová, do checo Vladislav Vančura (1891-1942), e no dia 30 de Novembro, em parceria com Casa Fernando Pessoa, a EGEAC e a Embaixada da República Checa, vai realizar uma sessão dedicada a esta obra. A sessão terá lugar às 18h30, na Casa Fernando Pessoa, em Lisboa, e conta com participação de Libuše Heczkova (Professora da Faculdade de Letras da Universidade de Carlos, de Praga), Jorge Listopad e Anna Almeida (tradutora).
Serão exibidas imagens do filme Markéta Lazarová, realizado 1967 por František Vlačil.

Sobre o livro: «A bela Markéta Lazarova, uma jovem pia e de coração humilde, filha mais nova do bandido Lazar, é raptada por Mikolas, descendente de Kozlik, impetuoso líder de uma temível família de salteadores de estrada, rival de Lazar. A rapariga renuncia a Deus e à família e perde-se de amores pelo seu raptor, envolvendo-se numa guerra sangrenta que vai espalhando a morte e a desgraça à sua volta.
Markéta Lazarová, tida como a obra maior de Vladislav Vančura, e a prova de que os grandes amores não precisam de ser amores-perfeitos. Nesta espécie de poema épico moderno, em que o amor e a morte são duas faces da mesma moeda, Vančura eleva a um patamar superior o culto da palavra e a arte estilística, o que resulta numa narrativa fascinante, que, não sendo fácil, nos prende desde o primeiro momento.»

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s