«As Aventuras de Blake e Mortimer – O Juramento dos Cinco Lords» – Yves Sente e André Juillard

Eu juro que tentei, mas não consegui. Habituado desde pequeno a ler (ou a ver, antes de saber ler) banda desenhada estilo franco-belga, ou seja, de linhas claras, mais tarde tentei «crescer» e dedicar-me a outros estilos, mais modernos. Mas, como já referi, não consegui. Continua a ser a franco-belga a minha BD de eleição e por isso sempre que sei de um novo lançamento de um dos meus heróis da velha guarda isso é motivo de grande satisfação.
Blake e Mortimer, cujas aventuras (criadas por Edgar P. Jacobs) são editadas em Portugal pela ASA, figuram entre os meus preferidos e estes sim podem representar um pouco a minha evolução na apreciação de BD. Na infância não eram dos meus preferidos, gostava muito mais dos «acessíveis» Tintin, Lucky Luke, Clifton, Cubitus, Astérix & Cia. É que isto de ler os longos diálogos dos amigos Blake e Mortimer às vezes tornava-se algo aborrecido. Mas com o tempo passaram a ocupar lugar de destaque nas minhas estantes e agora não perco nenhum dos seus álbuns. Este O Juramento dos Cinco Lords é o vigésimo primeiro da colecção e em meu entender respeita perfeitamente a herança de Edgar P. Jacobs.
Antes de mais refira-se que apresenta a novidade de dispensar o habitual vilão Olrik, o que é positivo pois permite refrescar um pouco o ambiente; já se tornava repetitivo ver os nossos heróis a defrontarem sempre o mesmo inimigo, um pouco à imagem do que acontece com Lefranc e Alex Borg. Outra nota de destaque para o facto de a aventura decorrer integralmente em Inglaterra, embora isso não implique que perca o habitual exotismo das histórias de Blake e Mortimer pois o enredo envolve o conhecido Lawrence da Arábia.
O estilo, como já referi, respeita a memória do seu criador e portanto aqui temos uma história na qual, como habitualmente, Blake e Mortimer se vêem envolvidos inadvertidamente, de início em caminhos separados mas depois juntando-se para desvendar um mistério bem urdido onde, como é clássico, todos são suspeitos. Espionagem, códigos de honra, investigação e os longos diálogos explicativos são as componentes obrigatórias aqui presentes e que tornaram esta série o caso de sucesso que é.
Factos reais bem misturados com a fantasia e entrelaçados na vida dos nossos heróis, neste caso com mais incidência em Sir Francis Blake, dão uma aura de credibilidade e realismo a esta obra que, assim, tem tudo para agradar aos indefectíveis da dupla e também para conquistar novos públicos.
Estando visto que o argumento de Yves Sente respeita o espírito de Jacobs, resta dizer que os desenhos de André Juillard (coloridos por Madelein Demille) seguem o mesmo caminho, pois embora não lhes faltando um natural cunho pessoal encaixam perfeitamente na imagem que temos de Blake e Mortimer. Um leve toque de modernismo sem desrespeitar a alma clássica desta série, que é sem dúvida um dos seus pontos fortes.

Sinopse: «Esta nova aventura, leva o professor Mortimer e o capitão Blake até Oxford, mais concretamente ao Museu Ashmolean. É aí que tem lugar uma série de roubos inexplicáveis, associados a várias mortes misteriosas. É neste ambiente de intriga e suspense que se desenrola mais uma emocionante aventura onde as inegáveis qualidades destes heróis são mais uma vez postas à prova.».»

Autores:
 Yves Sente (argumento), André Juillard (desenhos) e Madeleine Demille (cor)
Título original: Le Serment des Cinq Lords
Editora: Edições ASA
Tradução e adaptação: Maria José Magalhães Pereira e Paula Caetano
Ano de Edição: 2012
Páginas: 64

Advertisements

One response to “«As Aventuras de Blake e Mortimer – O Juramento dos Cinco Lords» – Yves Sente e André Juillard

  1. Filipe MV Magalhaes

    uma delícia de homenagem a Laurence de Arábia!!! Parabéns!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s