Sextante lançou «Limonov», obra de Emmanuel Carrère que em 2011 venceu o Prémio Renaudot

A Sextante lançou o romance biográfico Limonov, do francês Emmanuel Carrère, obra sobre o mais fervoroso activista russo da actualidade e que venceu o Prémio Renaudot 2011.
Emmanuel Carrère ficou fascinado pela vida deste escritor marginal, nascido em 1943, que por uns é considerado um herói, e por outros um perigoso bandido. Segundo a nota de imprensa da Sextante, Eduard Limonov é o porta-voz do nacionalismo mais radical da Rússia e opositor de Vladimir Putin.

Sobre o livro: «Limonov não é uma personagem de ficção. Ele existe. Eu conheço-o. Foi um marginal na Ucrânia; ídolo do underground soviético na era Brejnev; sem-abrigo e depois criado de quarto de um milionário em Manhattan; escritor de vanguarda em Paris; soldado perdido na guerra dos Balcãs; e hoje, no imenso bordel do pós-comunismo na Rússia, velho chefe carismático de um partido de jovens em fúria. Vê-se a si próprio como um herói, mas podemos considerá-lo um estafermo: por mim, deixo o julgamento em suspenso. É uma vida perigosa, ambígua: um verdadeiro romance de aventuras. É também, creio, uma vida que conta qualquer coisa.
Não apenas sobre ele, Limonov, não apenas sobre a Rússia, mas sobre a história de todos nós depois do fim da Segunda Guerra Mundial.
» Emmanuel Carrère.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s