«O Ritual da Sombra» – Eric Giacometti e Jacques Ravenne

O Ritual da Sombra, da dupla de autores franceses Eric Giacometti e Jacques Ravenne, é um daqueles livros (editado em Portugal pela Europa-América) que alia com harmonia uma boa história e informação histórica, pois ao contrário do que por vezes acontece neste tipo de obras a introdução de dados reais não é debitada só por que sim mas de forma lógica e articulada, sem prejudicar o desenvolvimento do enredo.
Sendo um livro francês, não tem o ritmo de um Dan Brown (a quem é muitas vezes comparado), claro, mas isto é literatura francesa e cada «um» tem o seu ADN, ganhando este em termos de qualidade de escrita. O ritmo não é igualmente tão avassalador, mas a leitura mais pausada que requer proporciona outro tipo de prazer e dá mais tempo para absorver o desenrolar das «cenas» e a descrição das características das entidades envolvidas, todas plenas de mistérios e segredos. É que na base desta história está uma luta ancestral entre a maçonaria e uma irmandade nazi, a Sociedade Thule, que procura os arquivos franco-mações roubados no tempo do III Reich e que se perderam no decurso da Segunda Guerra Mundial – este episódio é descrito logo na abertura do livro. O objectivo, como não poderia deixar de ser, é alcançar um poder de tal forma grandioso que subjugue todos os adversários em mais uma tentativa de dominar o mundo, por parte daqueles que se acham «a» raça superior.
Após uma série de mortes estranhas, na actualidade, uma dupla improvável (mas que resulta muito bem no papel) une esforços para investigar os bizarros acontecimentos, pois os assassínios deram-se cumprindo um ritual que evoca a morte de Hiram, o fundador da maçonaria. Ora os dois «investigadores» são um comissário francês, Antoine Marcas, que é mestre mação, e Jade Zewinski, responsável pela segurança numa embaixada onde se dá um dos crimes.
Respeitando as regras de um bom thriller, os dados que permitirão desvendar os mistérios que movem o enredo são desvendados parcimoniosamente, envolvendo o leitor aos poucos numa trama complexa mas suficientemente explicada pela dupla de autores.
Ao longo do romance há uma série de descrições de rituais maçónicos que, pelo menos a um leigo, parecem bastante credíveis, o que não é de estranhar se se tiver em conta que Jacques Ravenne, um dos autores, é mação, enquanto Eric Giacometti, o outro, é um jornalista especializado no tema.
Para ajudar, em anexo, surge no final do livro um glossário que permite ao leitor digerir uma série de termos que lhe podem ser desconhecidos, possibilitando assim uma leitura mais completa e compreensiva.
Maçonaria, nazis, secretismo e ocultismo, dados históricos, acção, mortes, mistério e personagens cativantes, estão reunidos em O Ritual da Sombra os condimentos para quem gosta de um bom thriller. Assim sendo, bom proveito!

Sinopse: «Roma. Um arquivista do Grande Oriente é assassinado na altura de uma festa na embaixada francesa, cumprindo um ritual que evoca a morte de Hiram, o lendário fundador da Maçonaria.
Em Jerusalém, um arqueólogo que tem na sua posse uma enigmática pedra gravada tem uma morte semelhante.
O comissário Antoine Marcas, mestre mação, e a sua parceira, Jade Zewinski, são confrontados com assassinos de uma irmandade nazi, a Sociedade Thule, oponente ancestral da Maçonaria.
Sessenta anos após a queda do Terceiro Reich, os arquivos dos mações, que haviam sido roubados pelos alemães em 1940, continuam a fazer o sangue correr…
Mas que segredo intemporal estará escondido entre aquelas folhas amarelecidas?.»

Autores: Eric Giacometti e Jacques Ravenne
Título original: Le Rituel de L’Ombre
Editora: Publicações Europa-América
Tradução: Paula Antunes
Ano de Edição: 2012
Páginas: 384

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s