«Os Monstros Também Amam» – Clara Sánchez

Os Monstros Também Amam, romance da espanhola Clara Sánchez que venceu em 2010 o Prémio Nadal, em boa hora foi editado em Portugal pela Matéria-Prima, pois trata-se de um óptimo livro que desde as primeiras páginas prende o leitor, tanto pela escrita, como pelo enredo.
O cenário desta história é uma pequena aldeia espanhola junto a costa e no centro da intriga está uma rapariga simples e algo inocente (Sandra) que lá se refugia para encontrar um rumo para a sua vida, pois engravidou mas não esta certa de se querer unir ao pai do seu filho. Neste seu exílio «tropeça» num casal de simpáticos octogenários, os Christensen, uns noruegueses com quem estabelece um laço forte de união. Mal imagina Sandra que no passado do casal há uma tenebrosa passagem por um campo de concentração nazi. No meio deste trio entra um outro idoso, Julián, este vindo da Argentina e que conhece o passado dos «noruegueses», pois foi uma das suas vítimas. Aproxima-se ele de Sandra para chegar aos nazis, uma das suas derradeiras presas pois dedicou toda a sua vida a caçar nazis.
Mesmo abordando a sempre traumática questão dos campos de concentração nazis, este romance não é apenas (embora também o sendo) um livro de denúncia, mas sim um livro sobre pessoas e sentimentos, especialmente os estranhos sentimentos quem no seu passado cometeu actos atrozes mas que depois convive com isso como se tudo fosse muito natural. Clara Sánchez, que se inspirou na sua própria experiência de vida para construir este romance (também ela conheceu uns simpáticos nazis – que estranho que isto «soa»!), infiltra-se bem na mente das pessoas e cria personagens tão díspares entre si sem lhes perder a mão e dando-lhes a credibilidade necessária para prender o leitor.
Mas se por si só o facto de nos permitir «entrever» o interior da mente de um nazi já seria um factor suficiente para nos levar a interessar por esta obra, além disso Clara Sánchez embrulhou bem o seu livro. É que Os Monstros Também Amam quase poderia ser considerado um policial, pois não lhe faltam crimes (e não me refiro apenas aos do passado), suspense, perseguições, espionagem, mortes e muita, muita dissimulação e intriga.
Vários géneros misturados (policial, histórico, intimista) poderiam levar a pensar que resultaria numa espécie de manta de retalhos desequilibrada, mas a verdade é que a autora cola bem todas as pontas engendrando um romance compacto, consistente e envolvente que merece muita atenção, nomeadamente por abordar com tanta clareza, lucidez, distância e inteligência os rocambolescos meandros da mente humana.

Sinopse: «Sandra tem 30 anos, está grávida de um homem que não ama e decide ir viver para uma pequena aldeia na costa leste espanhola. Num dos seus passeios pela praia conhece os Christensen, um casal de octogenários noruegueses e estabelece com eles uma relação de proximidade.
Nada faria supor que estas três vidas, unidas por acaso, pudessem ser a razão de viver de Julián, um homem recém-chegado da Argentina que segue, passo a passo, os noruegueses.
Um dia Julián aborda Sandra e revela-lhe detalhes do seu passado e do dos seus novos amigos. E conta-lhe que os Christensen não são quem aparentam ser.
Repleto de suspense e emoção, Os Monstros Também Amam é, acima de tudo, um romance sobre as ambiguidades do ser humano, entre a maldade e o amor, e sobre a forma como as aparências escondem o lado mais negro de cada um de nós.»

Autora: Clara Sánchez
Título original: Lo que esconde tu nombre
Editora: Matéria-Prima
Tradução: Maria João Freire de Andrade
Ano de Edição: 2012
Páginas: 368

Anúncios

One response to “«Os Monstros Também Amam» – Clara Sánchez

  1. Pingback: Passatempo Matéria-Prima – «Os Monstros Também Amam», de Clara Sánchez | Porta-Livros

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s