Casa das Letras lançou a biografia «D. Maria – A Vida Notável de Uma Rainha Louca»

A Casa das Letras editou recentemente D. Maria – A Vida Notável de Uma Rainha Louca que, como o título indica, se trata da biografia de D. Maria. A obra é assinada por Jenifer Roberts, que a escreveu inspirada por uma carta, descoberta numa pequena biblioteca inglesa, que descrevia os preparativos de uma visita da rainha à Marinha Grande em 1788. Na altura, Jenifer Roberts fazia pesquisa sobre avida de William Stephens, fundador da Fabrica de Vidros da Marinha Grande.

Sobre o livro: A história da primeira rainha portuguesa, uma mulher frágil apanhada nas teias da principal disputa do Século XVIII entre a Igreja e o Estado, entre as velhas superstições e a época da Razão, entre uma religiosidade poderosa e uma ditadura tirânica. D. Maria encarna fielmente as contradições desse tempo, pois, apesar do seu conservadorismo religioso, soube compreender, pelo menos em alguns aspectos, o Iluminismo, adoptando uma abordagem humanitária dos assuntos de Estado.
D. Maria I – A Vida Notável de Uma Rainha Louca oferece aos seus leitores uma visão íntima do mundo das monarquias absolutas, da vida quotidiana na corte portuguesa e na velha Europa, antes da Revolução Francesa e da ascensão de Napoleão que levou a dinastia de Bragança à beira da ruína.»

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s