(Re)ler José Hermano Saraiva

O historiador José Hermano Saraiva deixou-nos a 20 de Julho de 2012, aos 92 anos, mas ficou a sua obra, nomeadamente o best-seller História Concisa de Portugal.
Conhecido principalmente devido aos seus programas televisivos – Gente de Paz, O Tempo e a Alma, Histórias que o Tempo Apagou ou Alma e a Gente –, escreveu também diversas obras de história, muitas das quais editadas pelas Publicações Europa-América.
A mais célebre e popular de todas será História Concisa de Portugal, que vai já na 25.ª edição e que foi traduzida para diversas línguas e adoptada no Ensino Secundário e Superior. Mas há mais, como História de Portugal, Vida Ignorada de Camões, Ditos Portugueses Dignos de Memória.
Sobre História Concisa de Portugal, Hermano Saraiva disse: «Muitas vezes, e em muitas circunstâncias, me pediram que indicasse uma “História de Portugal” abreviada, livro que não demorasse muito tempo a ler, mas desse uma imagem global da evolução histórica do povo português. Livro que não contivesse mais do que o essencial, mas não ficasse pelo nível elementaríssimo dos vários epítomes escolares […]
Foi esse o livro que pretendi escrever.»

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s