Quetzal lança «Chicago», do egípcio Alaa Al Aswany

A Quetzal acabou de lançar mais uma obra do egípcio Alaa Al Aswany, desta feita um romance intitulado Chicago, depois de já ter lançado o documento O Estado do Egito.

Sobre o livro: «Depois de Os Pequenos Mundos do Edifício Yacoubian, centrado no Cairo, Aswany escolhe, neste segundo romance, a cidade de Chicago, para nela entretecer os fios dos destinos de expatriados egípcios de várias idades.
As suas experiências enformam exemplos da busca do sonho americano: Raafat, emigrado para os EUA nos anos 1960, cujo orgulho pelo país de acolhimento é tão épico quanto o seu desprezo pelo atraso do Egito; Saleh, o professor de Histologia que questiona o seu casamento com a mulher americana branca; Nagui, que combina o radicalismo político com a ambição literária; Cheima, nascida no Egito rural, a universitária brilhante e sexualmente inábil; ou Danana, presidente da união de estudantes egípcios, que paga à polícia política daquele país para lhe arranjar uma mulher de famílias ricas.
Num plano mais bidimensional aparecem os americanos, cujas personagens, mais estereotipadas, servem sobretudo vetores de crítica social.
Na grande atenção dada, neste romance, às questões da sexualidade, Alla Al Aswany constrói uma zona de liberdade e experimentação, em que as relações de poder entre homens e mulheres podem ser alteradas.»

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s