Ahab editou primeiro volume de «A Palavra do Mudo», com contos de Julio Ramón Ribeyro

A Ahab lançou recentemente o primeiro volume de A Palavra do Mudo, do escritor peruano Julio Ramón Ribeyro (1929-1994). O segundo volume sairá no princípio de 2013.
Ribeyro conquistou o Prémio Juan Rulfo pelo conjunto da sua obra, que inclui os volumes de contos Los gallinazos sin plumas (1954), Silvio en El Rosedal (1977) e Sólo para fumadores (1987), assim como o romance Crónica de San Gabriel (1960), os textos aforísticos Dichos de Luder (1989) e o diário íntimo La tentación del fracaso (1992-1995).

Sinopse: «Os contos de Julio Ramón Ribeyro são um espelho da sua vida e do mundo em que viveu. Com uma prosa límpida e de raiz clássica, sem alardes, soube radiografar a classe média e o colapso dos seus sonhos de prosperidade. Nas suas narrativas esforçou-se sobretudo por dar voz aos “mudos”, ou seja, aqueles que foram excluídos do festim da vida: seres anónimos, discretos, condenados a uma existência insignificante, quase invisível. Segundo o escritor Alfredo Bryce Echenique, Ribeyro consegue como ninguém transpor para a prosa a dor humana da poesia de Vallejo.
O presente volume recolhe alguns dos contos mais representativos do génio de Ribeyro, como Silvio no Roseiral e o autobiográfico Só para fumadores, dois exemplos do seu inconfundível universo literário.»

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s