Cartas de Bruce Chatwin reunidas em «Debaixo do Sol»

Sexta-feira 13 de Julho é um dia de sorte para os admiradores de Bruce Chatwin (1940-1989), pois nesse dia a Quetzal põe nas livrarias o livro Debaixo do Sol, onde é apresentada uma recolha de cartas do autor, seleccionadas e editadas por Elizabeth Chatwin e Nicholas Shakespeare.
Chatwin é o autor de livros de viagens como Na Patagónia e Canto Nómada, e de romances como Os Gémeos de Black Hill, O Vice-Rei de Ajudá e Utz.

Sobre o livro: «Bruce Chatwin é um dos mais notáveis escritores britânicos dos nossos tempos, quer no romance, quer na literatura de viagem. Os seus livros tornaram-se clássicos contemporâneos e desafiam qualquer tipo de categorização: assimilam elementos de ficção, de ensaio, de reportagem, de história, de mexerico, e são inspirados nas suas incríveis viagens, transpondo-as para uma prosa magnífica.
Tragicamente, a sua voz narrativa foi interrompida no momento em que a encontrou. Um mês antes da sua morte, Chatwin lamentava-se: «Há tantas coisas que quero fazer.» «Bruce tinha acabado de começar» – diria o seu amigo Salman Rushdie – «Só vimos o primeiro ato.»
Chatwin deixou também um conjunto de escritos de uma frescura avassaladora, que nos permite regressar ao seu universo: um legado de cartas, telegramas e bilhetes-postais que escreveu à família e aos amigos ao longo da sua curta mas intensa vida. As cartas incluídas nesta edição foram escolhidas e editadas pela viúva do escritor, Elizabeth Chatwin, e pelo seu biógrafo, Nicholas Shakespeare.
Debaixo do Sol revela mais de si do que ele quis mostrar nos seus livros: o seu património; as suas finanças; as suas ambições e preferências literárias; os seus gostos; o desassossego quanto à sua orientação sexual; a procura constante do lugar certo para viver – uma súmula vívida da variedade dos seus interesses e preocupações, um registo altamente revelador de um dos maiores e mais enigmáticos escritores do século XX.»

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s