«Macau» marca a estreia de Antoine Volodine

A Sextante edita a 28 de Junho Macau, de Antoine Volodine, autor de culto francês inédito em Portugal. Ilustrado com fotos de Olivier Aubert, Macau é uma novela que nos leva até região tão ligada a Portugal. Antoine Volodine é o pseudónimo mais conhecido de um destacado escritor francês, cujo romance Des anges mineurs foi galardoado em 2000 com o Prémio Inter.

Sobre o livro: «É através da memória do narrador que fazemos uma viagem onírica por Macau: um homem condenado à morte encontra-se preso dentro de um junco, drogado e amarrado com fita adesiva, à espera de ser assassinado por um enviado da máfia local. Enquanto aguarda, relembra as ruas, as pessoas e a vida da cidade, uma viagem poética e sonhadora que contrasta com a situação violenta em que o narrador se encontra.
“Agradava-me a ideia de ser morto na China dentro de um junco ancorado, diante de um velho fotogénico, no meio de uma atmosfera chinesa saturada de maus cheiros, fumo e peixe frito, de tabaco, petróleo e água suja. Afinal fora para isso que eu viera, para acabar com tudo, para estar algures fora de tudo e a tudo pôr termo. Os médicos tinham‑me concedido pouco tempo antes do começo dos sofrimentos a sério. Eu tinha previsto abreviá‑los por mim mesmo, abreviar essas irreversíveis degradações do corpo. Não é que ser assassinado por engano me fosse de todo indiferente. Claro que havia uma certa dose de injustiça nesta história toda, algo que à última hora me poderia ter deixado uma certa amargura.”»

Deixe uma Resposta

