«O Segundo Livro da Ignorância Geral» e «Os 50 Grandes Acontecimentos da História» – Um curso intensivo de cultura geral

O Segundo Livro da Ignorância Geral, de John Lloyd e John Mitchinson (uma edição da Ideias de Ler/Porto Editora), e Os 50 Grandes Acontecimentos da História, de Hugh Williams (da Matéria-Prima), são, embora em registos diferentes, dois daqueles livros que dá muito jeito ter numa biblioteca particular. Se acha que não é suficientemente culto e pretende aprender umas bases sem ter de recorrer a aulas ou a seminários ou conferências, tem aqui duas apostas de sucesso garantido.
O Segundo Livro da Ignorância Geral é mais generalista e abrangente, e faz uma abordagem, digamos, mais ligeira aos temas tratados, que são, também, mais variados. Responde, por vezes com bastante humor, a temas tão sérios como “O que é que provoca uma hérnia?” ou a outros mais engraçados como “Qual é o animal que mais se embebeda?” Do reino animal à geografia, da história ao desporto, são dezenas e dezenas de questões com respostas claras e bem contextualizadas, cujo conteúdo não sai prejudicado pelo teor humorístico das mesmas. Vai aprender com um sorriso nos lábios.
A obra, que sucedeu ao sucesso do inicial O Livro da Ignorância Geral, nasceu de um programa televisivo da BBC, QI (Quite Interesting), e pretende esclarecer uma série de ideias erradas, equívocos e mal-entendidos da “cultura geral”. A título de aperitivo, podemos desde já referir que ao ler este livro vai perceber que os polvos têm apenas duas pernas, o ponto mais a sul de África não é o Cabo da Boa Esperança, a água não congela aos zero graus, o diamante não é a substância mais dura que se conhece e os morcegos não são cegos.
De uma forma divertida O Segundo Livro da Ignorância Geral ajuda a desenvolver a cultura geral. E não é verdade que se diz que a brincar se aprende? Assim, quase sem dar por isso, vai apreender informações suficientes para manter uma mão-cheia de interessantes conversas e tornar-se uma estrela no seu círculo de amigos.
Mais sério, mas igualmente cativante, é Os 50 Grandes Acontecimentos da História, do historiador Hugh Williams, que nos leva num passeio pela história do nosso mundo. Foram seleccionados cinquenta episódios marcantes que viriam a ajudar a formar o mundo tal como ele é hoje em dia. O livro está dividido em cinco partes (Prosperidade, Liberdade, Religião, Conquista e Descoberta) e em cada uma delas há uma introdução que faz um primeiro enquadramento às temáticas abordadas. Depois, cada tema é devida e pormenorizadamente contextualizado, nomeadamente com o relato dos eventos que levaram à ocorrência do acontecimento citado.
Para quem liga a essas coisas, na parte Descoberta há um capítulo intitulado “Vasco da Gama descobre o caminho marítimo para a Índia, 1498”. Vasco da Gama é assim o nosso representante numa obra onde também estão Leonardo Da Vinci, Isaac Newton, Napoleão, Gengis Khan, Alexandre, o Grande , Confúcio, Buda, Platão, Espártaco e Marco Pólo, e claro Jesus Cristo, além de muitos outros. Mas, para lá de nomes, há momentos como a Revolução Francesa, a ida à Lua, o advento da Internet, a construção da Via Egnatia, em146 a.C. (este era um tema totalmente desconhecido para mim), a Peste Negra, a Queda do Muro de Berlim, a libertação de Nelson Mandela, etc.
Seis ou sete páginas chegam para nos introduzir nos temas seleccionados. Há quem fique satisfeito com tal, no entanto, para quem isso não bastar, não duvide de que fica com boas bases e uma série de pistas, bem documentadas e explicadas, para se lançar em estudos mais profundos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.