Clube do Autor lança Penelope Fitzgerald e relança Virginia Woolf

O Clube do Autor aposta nas escritoras neste regresso à actividade e além de introduzir uma nova autora no mercado nacional, a inglesa Penelope Fitzgerald, de quem lança A Livraria, recupera Mrs. Dalloway, de Virgina Woolf, graças à colecção Os Livros da Minha Vida, onde foi uma escolha de Teresa Patrício Gouveia.
Penelope Fitzgerald, que faleceu em 2000 com 83 anos, venceu o Booker Prize em 1979 com Offshore e A Livraria é o seu segundo romance.

A Livraria – Penelope Fitzgerald
«Em 1959, Florence Green, uma viúva com uma pequena herança, arrisca tudo para abrir uma livraria na vila costeira de Hardborough. Depois de comprar o espaço, um velho edifício com fama de estar assombrado, e de vencer a resistência inicial, Florence decide colocar à venda o livro Lolita, de Nabokov, desencadeando um terramoto subtil mas devastador na pequena localidade.»

Mrs. Dalloway – Virgínia Woolf
«Proclamado pela revista Time como um dos cem melhores romances em língua inglesa do século XX, Mrs. Dalloway é a grande obra de Virginia Woolf, o primeiro dos seus romances a sair dos cânones tradicionais, adoptando a técnica da corrente de pensamentos com maestria.
Romance sobre o tempo e a desconexão da existência humana, Mrs. Dalloway faz coexistir, não só na mente das personagens que integram a obra mas também nas suas páginas, o passado, o presente e o futuro, lembrando o leitor que o tempo actual é influenciado pelo que o antecedeu e pelo que lhe sobrevirá.
Centrado em Clarissa Dalloway e ambientando no período pós Primeira Guerra Mundial, o livro eleito por Teresa Patrício Gouveia reflecte, na verdade, a história da crise de um indivíduo, de uma classe, de uma sociedade e do próprio romance.
Não obstante o facto de ter sido publicado pela primeira vez em 1925, logo nas primeiras páginas, refere Teresa Patrício Gouveia no prefácio desta edição, “constatamos como o seu olhar (de Virginia Woolf) e a sua escrita são totalmente modernos”».

Um pensamento sobre “Clube do Autor lança Penelope Fitzgerald e relança Virginia Woolf

  1. Pingback: Clube do Autor lança Penelope Fitzgerald e relança … – Porta-Livros | iComentários

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.