Pepetela e Agualusa na «rentrée» da Dom Quixote


A Dom Quixote preparou uma rentrée em grande e além do já aqui referido novo romance de Lobo Antunes vão ser lançadas novas obras de Pepetela (A Sul. O Sombreiro) e José Eduardo Agualusa (A Educação Sentimental dos Pássaros), e será recuperado Goa ou o Guardião da Aurora, de Richard Zimler.

A Sul. O Sombreiro – Pepetela
«“Manuel Cerveira Pereira, o conquistador de Benguela, é um filho de puta.” Assim começa um grande romance de aventuras que nos conduz à Angola dos séculos XVI e XVII, enquanto Portugal vivia sob o domínio filipino.
Entre lutas de poder, muitas conspirações, envolvendo governadores e ordens religiosas, com os franciscanos e os jesuítas na linha da frente, travamos conhecimento com homens muito ambiciosos, com um inglês um pouco doido, e com os terríveis jagas, os guerreiros incomparáveis que povoavam os piores pesadelos dos brancos, ao mesmo tempo que nos deixamos encantar por um fugitivo que se torna um aventureiro e explorador de terras por desbravar.
O regresso de Pepetela com um empolgante romance ambientado nos primórdios do colonialismo, revelando uma época desconhecida da história de Angola.»
Nas livrarias a 19 de Setembro.

A Educação Sentimental dos Pássaros – José Eduardo Agualusa
«A Educação Sentimental dos Pássaros, novo livro do autor, reúne onze contos. A unir todos eles, uma mesma preocupação sobre a origem e a natureza do mal. Como é que o pequeno Jonas se transformou em Savimbi? O que move Hillary? Anjos e demónios caminham entre nós e nem sempre se distinguem uns dos outros.»
Nas livrarias a 12 de Setembro.

Goa ou o Guardião da Aurora – Richard Zimler
«Na colónia portuguesa de Goa, estava o século XVI a chegar ao fim, a Inquisição fazia enormes progressos na sua missão de impedir todos os “bruxos” – quer fossem nativos hindus ou imigrantes judeus – de praticarem as suas crenças tradicionais. Os que se recusavam a denunciar outros ou a renunciar à sua fé eram estrangulados por carrascos ou queimados em autos-de-fé.
Tiago e a irmã, Sofia, gozam uma infância tranquila, aprendendo com o pai a ilustrar manuscritos e mergulhando no caos inebriante das festividades hindus celebradas pela sua amada cozinheira, Nupi. Quando as crianças atingem a idade adulta, a família é destroçada porque, primeiro o pai e depois o filho, são presos pela Inquisição. Mas quem poderia tê-los traído?
Primeira edição na Dom Quixote.»
Nas livrarias a 26 de Setembro.

A Grande Casa – Nicole Krauss
«Uma romancista americana solitária passa vinte e cinco anos a escrever numa secretária que herdou de um jovem poeta desaparecido às mãos da polícia secreta de Pinochet; um dia, uma rapariga que se diz filha dele aparece-lhe com o propósito de recuperar a secretária e a sua vida transtorna-se por completo.
A Grande Casa é uma história suspensa entre duas perguntas: o que é que transmitimos aos nossos filhos e como é que eles absorvem os nossos sonhos e perdas? Como podemos responder ao desaparecimento, à destruição e à mudança?
Nicole Krauss, de quem a Dom Quixote já publicou A História do Amor, foi considerada pela The New Yorker uma das melhores escritoras com menos de quarenta anos.»
Nas livrarias a 12 de Setembro.

Um pensamento sobre “Pepetela e Agualusa na «rentrée» da Dom Quixote

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.