Philip Roth vence Man Booker International Prize 2011

O norte-americano Philip Roth venceu o quarto Man Booker International Prize, anunciou a organização, a 18 de Maio, numa conferência de imprensa que teve lugar na Ópera de Sydney, na Austrália, durante o festival de Escritores da cidade. Roth foi o escolhido entre 13 concorrentes e venceu assim o prémio no valor de60 000 libras, que distingue os seus feitos na ficção a nível mundial. Antes de Roth tinham sido premiados Ismail Kadaré (2005), Chinua Achebe (2007) e Alice Munro (2009).
O último romance de Roth publicado em Portugal é A Humilhação, editado como habitualmente pela Dom Quixote e com tradução de Francisco Agarez. Há diversas outras obras de Roth disponíveis em Portugal, tais como Indignação, O Complexo de Portnoy, Pastoral Americana, A Mancha Humana, A Conspiração Contra a América, entre outras.
Segundo informações disponibilizadas pela organização, Philip Roth comentou assim o seu prémio: «Um dos maiores prazeres que tive enquanto escritor foi ver o meu trabalho a ser lido em todo o mundo (…) Espero que o prémio atraia a atenção em todo o mundo de leitores que não conhecem a minha obra.»
Já Rick Gekoski, presidente do júri, comentou desta forma a atribuição do prémio: «Durante mais de 50 anos, os livros de Philip Roth estimularam, provocaram e divertiram um público enorme e ainda em expansão. A sua imaginação não só reformulou a nossa ideia relativa à identidade judaica, como também reanimou globalmente a ficção, não só a ficção americana.»
Roth concorreu com os escritores Juan Goytisolo (Espanha), James Kelman (Reino Unido), John le Carré (Reino Unido), Amin Maalouf (Líbano), David Malouf (Austrália), Dacia Maraini (Itália), Rohinton Mistry (Índia/Canadá), Philip Pullman (Reino Unido), Marilynne Robinson (EUA), Su Tong (China), Anne Tyler (EUA) e Wang Anyi (China).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.