Erik Orsenna em Lisboa a 31 de Março para apresentar «A Empresa das Índias»

O escritor francês Erik Orsenna vem a Portugal no final de Março promover o seu novo romance A Empresa das Índias, editado pela Teorema. Orsenna, que é membro da Academia Francesa de Letras e Conselheiro de Estado, assim como antigo assessor do presidente François Mitterrand, conta nesta obra os preparativos lisboetas da viagem que levariam Cristóvão Colombo a descobrir a América.
No dia 31 de Março, às 18h00, o escritor dará uma palestra – Últimas Notícias de Um Novo Mundo Quase a Nascer – integrada no ciclo Grandes Conferências da Fundação Calouste de Gulbenkian.
A Teorema já tinha publicado deste autor História do Mundo em Nove Guitarras e Dois Verões.

Sobre A Empresa das Índias: «A 13 de Agosto de 1476, naufragara ao largo de Portugal. O futuro almirante acabara de fazer 25 anos. Por milagre, consegue chegar à costa. Encontra refúgio junto de seu irmão mais novo, Bartolomeu, que na cidade exerce a profissão de cartógrafo.
Durante oito anos, os dois irmãos vão trabalhar juntos e preparar a viagem com que Cristóvão sonha desde a adolescência. É a Empresa das Índias, chegar a Cipango (Japão) e ao império do Grande Cão (China). Mas em vez da rota usual, a da seda, para Leste, enfrentará o Oceano, para Oeste.
Um mestre cartógrafo, um rinoceronte, um fabricante de viúvas, uma professora de aves, uma galinhola, uma prostituta reputada principalmente pela qualidade das suas orelhas, Marco Pólo, alguns dominicanos, cães devoradores de Índios… são algumas das personagens desta história onde até existe um mestre chamado José Miguel Júdice (inspirado no advogado que é amigo de Orsenna).»

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.