«O Dois Amigos» – Kirmen Uribe

O Dois Amigos, romance de estreia do autor basco Kirmen Uribe (editado em Portugal pela Planeta Manuscrito), ganhou em 2009, em Espanha, o Prémio Nacional de Narrativa. E é fácil perceber porquê: trata-se de um livro belíssimo, recheado de histórias (e das boas) ligadas (umas umbilicalmente, outras nem por isso) à família do autor, ao longo de três gerações.
O ponto de partida é o desejo em tempos expressado de Libório Uribe de ver, pela última vez, agora que está próximo da morte, um determinado mural. Trata-se de um pescador, cujo barco era precisamente o Dois Amigos que dá o título ao livro. O seu neto Kirmen Uribe recupera as histórias do avô, e da família, sejam elas passadas no mar ou em terra, sejam familiares ou da terra ou da comunidade. É ao mesmo tempo um retrato de família e o retrato de uma região, no caso a basca – descansem os mais cépticos, o País Basco aqui retratado é o das pessoas e o do dia-a-dia, não há bombas, nem atentados, nem manifestações, nem política. Há, naturalmente, em O Dois Amigos um grande enfoque na actividade piscatória, pois toda a actividade da família e daquela sociedade girava em redor da pesca e das suas temporadas.
Juntando memórias, cartas, poemas, conversas, Kirme Uribe tece um quadro global enquanto efectua uma viagem transatlântica entre Bilbau e Nova Iorque, percorrendo, à sua maneira e ritmo, a rota que o avô e o pai de certa maneira haviam percorrido nas suas campanhas.
Parece um álbum de recortes, mas não aleatório, pois no fim faz todo o sentido, contando a história da sua família, enquadrando-a num tempo e num espaço mais globais. Não pense, assim, o leitor que se tratam de memórias desconexas e avulsas, pois através das memórias familiares obtém-se um panorama completo, com princípio, meio e fim.
O Dois Amigos não será, em termos de forma, um romance “puro” ou “tradicional” – chamemos-lhe o que quisermos, mas dado que está tão bem escrito e conta histórias tão deliciosas e intensas, o que poderíamos pretender mais de um livro?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.