“Rio Homem”, de André Gago, sai a 12 de Outubro

A 12 de Outubro vai ser editado pela ASA Rio Homem, primeiro romance do actor português André Gago, que, segundo a editora, “resulta de uma investigação de dez anos” e “cruza de forma admirável a história de um foragido da Guerra Civil de Espanha perdido em Portugal e a da aldeia comunitária que o acolheu”. André Gago publicou em 2001 o conto O Circo da Lua, com o qual ganhou o prémio Revelação da Associação Portuguesa de Escritores.

Sobre o livro: «Em plena Guerra Civil de Espanha, Rogelio – um jovem galego de ideais republicanos – e alguns dos seus companheiros de guerrilha entram em Portugal clandestinamente com o propósito de apanhar, na cidade do Porto, um navio que os leve aos Estados Unidos e os liberte para sempre da ameaça do fuzilamento e da prisão.
Porém, no momento em que Rogelio se afasta do grupo para testar a segurança da próxima etapa da viagem, desconhece que virou do avesso o próprio destino: doravante completamente só num país que desconhece, o jovem sofrerá uma experiência próxima da morte que, paradoxalmente, o fará renascer como homem no seio de uma comunidade algo visionária, visitada e admirada por grandes intelectuais – a aldeia de Vilarinho da Furna. Aí encontrará o amor, de muitas maneiras.
Exaustivamente investigado, narrado com mestria e beleza e com uma galeria de personagens admiráveis (entre as quais não podemos deixar de reconhecer, por exemplo, Miguel Torga), Rio Homem cruza duas histórias magistrais – a de um refugiado que perdeu todas as suas referências e a da aldeia comunitária que o acolheu e que hoje jaz submersa na albufeira de uma barragem.»

8 pensamentos sobre ““Rio Homem”, de André Gago, sai a 12 de Outubro

  1. manuela espirito santo

    Pois, é pena que no inicio dos anos 90 tenha sido publicado o “original”. Chama-se Diário de Link e foi escrito pelo jornalista e escritor Francisco Duarte Mangas. Só difere a… publicidade

    1. ruiazeredo

      Não li nem um nem outro, por isso não posso comentar a questão do plágio. Já leu o do Gago? o do Francisco Duarte Mangas calculo que sim 🙂

  2. Pingback: 'Rio Homem' primeiro romance do actor português André Gago

  3. Pingback: 'Rio Homem', primeiro romance do actor português André Gago

  4. Manuel Pessoa

    É, isso mesmo,t~em é inveja de não escreverem como o André Gago.
    Depois há outra coisa: quando alguém tenta tocar na podridão do salazarismo, pronto! Vem logo a corja em defesa de uma coisa que é demasiado má. O livro é bom e está bem escrito.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.