A 12 de Outubro vai ser editado pela ASA Rio Homem, primeiro romance do actor português André Gago, que, segundo a editora, “resulta de uma investigação de dez anos” e “cruza de forma admirável a história de um foragido da Guerra Civil de Espanha perdido em Portugal e a da aldeia comunitária que o acolheu”. André Gago publicou em 2001 o conto O Circo da Lua, com o qual ganhou o prémio Revelação da Associação Portuguesa de Escritores.
Sobre o livro: «Em plena Guerra Civil de Espanha, Rogelio – um jovem galego de ideais republicanos – e alguns dos seus companheiros de guerrilha entram em Portugal clandestinamente com o propósito de apanhar, na cidade do Porto, um navio que os leve aos Estados Unidos e os liberte para sempre da ameaça do fuzilamento e da prisão.
Porém, no momento em que Rogelio se afasta do grupo para testar a segurança da próxima etapa da viagem, desconhece que virou do avesso o próprio destino: doravante completamente só num país que desconhece, o jovem sofrerá uma experiência próxima da morte que, paradoxalmente, o fará renascer como homem no seio de uma comunidade algo visionária, visitada e admirada por grandes intelectuais – a aldeia de Vilarinho da Furna. Aí encontrará o amor, de muitas maneiras.
Exaustivamente investigado, narrado com mestria e beleza e com uma galeria de personagens admiráveis (entre as quais não podemos deixar de reconhecer, por exemplo, Miguel Torga), Rio Homem cruza duas histórias magistrais – a de um refugiado que perdeu todas as suas referências e a da aldeia comunitária que o acolheu e que hoje jaz submersa na albufeira de uma barragem.»
É muito bom ler assim um romance: História, ficção, estética – um regalo
Obrigado
Pois, é pena que no inicio dos anos 90 tenha sido publicado o “original”. Chama-se Diário de Link e foi escrito pelo jornalista e escritor Francisco Duarte Mangas. Só difere a… publicidade
Não li nem um nem outro, por isso não posso comentar a questão do plágio. Já leu o do Gago? o do Francisco Duarte Mangas calculo que sim 🙂
estou a ler o rio homem, logo de seguida vou ler o outro, se conseguir encontrá.lo, adoro estas polémica à portuguesa, diz que disse, mas nao disse, hehehehe.
Cara Manuela, gostava mesmo de saber a sua opinião, pois na verdade sobre este caso só li o que o André Gago escreveu aqui: http://bloginstavel.blogspot.com/2010/11/o-papao-do-plagio.html
nem sequer conheço a “acusação” do outro lado (Mangas), confesso, pois não encontro nada na net.
Obrigado
Rui Azeredo
Pingback: 'Rio Homem' primeiro romance do actor português André Gago
Pingback: 'Rio Homem', primeiro romance do actor português André Gago
É, isso mesmo,t~em é inveja de não escreverem como o André Gago.
Depois há outra coisa: quando alguém tenta tocar na podridão do salazarismo, pronto! Vem logo a corja em defesa de uma coisa que é demasiado má. O livro é bom e está bem escrito.